A Secretaria de Educação de Pernambuco suspendeu as aulas no Grande Recife devido às fortes chuvas que atingiram a região na noite desta quarta-feira (14).
Duas pessoas morreram eletrocutadas em meio a um alagamento no bairro da Imbiribeira, na zona Sul da capital pernambucana. As tempestades também causaram uma série de transtornos à população, com ruas alagadas e moradores ilhados.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) também suspendeu o expediente presencial em todas as suas unidades localizadas na Região Metropolitana. Os atendimentos previamente agendados poderão ser remarcados sem necessidade de novo agendamento, mediante apresentação do comprovante original. Os prazos judiciais, no entanto, seguem mantidos.
Além disso, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recomendou que servidores e estudantes informem chefias e coordenações em caso de impossibilidade de comparecimento aos campi. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) suspenderam as atividades acadêmicas e administrativas.
As autoridades locais pedem que a população evite sair de casa e se afaste de áreas alagadas ou com risco de deslizamento de terra.
Fortes chuvas causaram transtornos no Grande Recife e interior de Pernambuco
As chuvas intensas que atingem o Grande Recife e o interior de Pernambuco provocaram uma série de transtornos à população. Ruas estão alagadas, há congestionamentos longos e moradores estão ilhados. A reportagem da CNN recebeu imagens que mostram ruas alagadas. Veja abaixo:
A população começou a sentir os reflexos das chuvas ainda na tarde de quarta-feira (14), e o temporal se estendeu até a manhã desta quinta (15).
De acordo com dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Jaboatão dos Guararapes foi a cidade mais afetada, acumulando 161,2 milímetros de chuva. O Recife registrou 134,8 milímetros, e Olinda, 125,3 milímetros. Também houve registro de precipitação significativa no Cabo de Santo Agostinho (124,6 milímetros), em Goiana (117,6 milímetros) e em Paulista (36 milímetros).
A previsão da Apac indica que o cenário deve se manter nesta quinta, com chuvas de intensidade moderada a pontualmente forte nas regiões do Grande Recife e das Zonas da Mata Norte e Sul.
Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes são alguns dos municípios que decretaram situação de emergência. As equipes da Defesa Civil de várias cidades estão de prontidão, e as prefeituras suspenderam os serviços não essenciais.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Aulas e serviços públicos são suspensos no Grande Recife após fortes chuvas no site CNN Brasil.