Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central (BC) vai ocupar um cargo no conselho do Fórum Econômico Mundial de Davos, com primeira reunião prevista para agosto.
O ex-banqueiro central, que recentemente foi anunciado como vice-chairman do Nubank, também irá ocupar uma cadeira na diretoria do Milken Institute, um think tank com base nos Estados Unidos. Campos Neto já passou por uma reunião introdutória e deve participar de um novo encontro em outubro.
As informações foram confirmadas pelo ex-presidente do Banco Central à CNN.
Fórum de Davos
O Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em finlês) é uma fundação sem fins lucrativos, fundado em 1971 pelo economista alemão Klaus Schwab, com sede na Suíça. Atualmente, conta com as mil maiores empresas do mundo dentre os seus membros.
O objetivo da organização é “envolver os principais líderes políticos, empresariais, culturais e outros da sociedade para moldar as agendas globais, regionais e da indústria”, descreve seu site.
A entidade promove reuniões anuais, concentrando chefes de estado, representantes das principais economias do mundo, CEOs, lideranças da sociedade civil e economistas renomados estão entre as figuras que compõe para discutir as perspectivas da economia global e como lidar com seus desafios.
Desde 1988, o WEF passou a realizar encontros anuais, geralmente no começo do ano, na cidade de Davos, conhecida por abrigar resorts para esquiadores. O local acabou sendo fortemente associado ao evento, que é popularmente chamado apenas de Davos ou Fórum de Davos.
Milken Institute
O Milken Institute é um think tank sem fins lucrativos, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, com representações em diversas regiões do mundo.
O Instituto é responsável por publicar estudos relacionados a estruturas financeiras, economia regional e pesquisa médica, entre outras funções.
Cargo no banco Nubank
No começo deste mês, após deixar a presidência do BC, o banco digital Nubank anunciou a nomeação de Campos Neto para o cargo de vice-presidente e chefe global de políticas públicas a partir de julho.
Ele também integrará o Conselho de Administração da Nu Holdings como membro não independente.
A nomeação ocorrerá após o cumprimento do período de quarentena exigido por lei, encerrado no final de junho. O ex-banqueiro central também já informou à Comissão de Ética Pública do Brasil (CEP) que tem intenção de ingressar no Nubank após a conclusão de seu período de quarentena.
“Estamos confiantes de que sua vasta experiência técnica nos setores financeiro e regulatório proporcionará uma liderança estratégica valiosa para o crescimento contínuo de nosso portfólio”, segundo o comunicado do banco.
Especialistas: Brasil pode liderar transição para mercado de baixo carbono
Este conteúdo foi originalmente publicado em Campos Neto vai ocupar cargo no conselho do Fórum Econômico de Davos no site CNN Brasil.