O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu ao velório de Pepe Mujica, amigo do petista e ex-presidente do Uruguai, nesta quinta-feira (15). Em pronunciamento à imprensa, ele destacou o legado do colega e destacou que suas ideias continuarão influenciando a sociedade.
“O que é gratificante para nós seres humanos é que uma pessoa como Pepe Mujica não morre. Se foi o corpo dele, a carne dele se vai. Mas as ideias que Pepe Mujica plantou em todos esses anos, inclusive a generosidade de um homem que passou 14 anos no cárcere e conseguiu sair para a liberdade sem nenhum ódio das pessoas que o aprisionaram, das pessoas que o torturaram” não se vão, destacou Lula.
“Isso é uma dádiva de deus que só é concedida a seres humanos superiores. E Pepe Mujica é uma pessoa superior”, adicionou.
Em seguida, o chefe de Estado brasileiro destacou que conheceu muitas pessoas por quem tem respeito, mas que Mujica era uma “figura especial”.
Lula chegou a condecorar o amigo com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a maior honraria concedida pelo governo brasileiro a estrangeiros.
“[Mujica era aquela figura] mais carinhosa, que eu aprendi a respeitar, admirar e a seguir cada passo que o Pepe dava depois que ele assumiu a Presidência do Uruguai”, sustentou.
Lula confirmou que ligou para o atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, para saber que horas seria o velório e destacou que não queria deixar de se despedir do amigo.
“Vou agora para o Brasil tendo a certeza que minha vinda aqui foi dar um abraço em uma das pessoas que eu aprendi a respeitar como poucas vezes respeitei alguém na minha vida”, concluiu.
Mortes de Mujica e papa Francisco são irreparáveis, diz Lula
Ainda durante o pronunciamento, Lula afirmou que as mortes de Pepe Mujica e do papa Francisco são irreparáveis.
O petista comentou que o pontífice, que morreu no final de abril, era um ser humano muito especial e com generosidade acima da média.
“Agora eu espero que os dois juntos [Mujica e Francisco], aonde eles estiverem no céu, não deixem de olhar e conseguir abençoar para que a humanidade seja melhor. Para que a humanidade seja mais fraterna, mais generosa e que a política possa ser feita de forma mais digna, mais respeitosa e mais solidaria”, finalizou o presidente brasileiro.
Velório de Pepe Mujica
Pepe Mujica morreu na última terça-feira (13), aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi.
A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o ex-presidente foi diagnosticado com tumor no esôfago em 2024 e enfrentava uma doença autoimune que afetava seus rins. Durante uma entrevista, a esposa de Mujica afirmou que o marido estava em “cuidados paliativos”.
Na quarta-feira (14), houve uma procissão pelas ruas de Montevidéu, que reuniu milhares de pessoas. Em seguida, o velório do ex-presidente foi iniciado no Palácio Legislativo do país.
Após a cerimônia, seguindo o desejo de Mujica, ele será cremado e as cinzas voltarão para a chácara em que ele vivia, em Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu, para serem enterradas sob a árvore em que também está enterrada sua cadela Manuela.
Veja imagens da vida de Pepe Mujica:
-
1 de 12José Pepe Mujica brinca com sua cachorra Manuela em sua fazenda, em 13 de abril de 2011, em Montevidéu, Uruguai • Ricardo Ceppi/Getty Images
-
2 de 12Mujica comemora vitória na eleição presidencial 29/11/2009 • REUTERS/Andres Stapff
-
3 de 12Foto datada de 14 de março de 1985 mostra líderes históricos da MLN e ex-reféns em uma coletiva de imprensa no Colégio dos Padres Conventuais, poucas horas após sua libertação. Da esquerda para a direita, José Mujica, Adolfo Wassem (filho de Adolph Wassem), Mauricio Rosencof, Jorge Zabala, Julio Marenales e Eleuterio Fernández Huidobro • FONDO PRIVADO CAMARA TRES/picture alliance via Getty Images
-
-
4 de 12José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, autografa a edição italiana de seu livro “Una pecora nera al potere”, de Andrés Danza e Ernesto Tulbovitz, em 28 de agosto de 2018 em Livorno, Itália • Laura Lezza/Getty Images
-
5 de 12José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, anuncia em 9 de janeiro de 2025 a extensão do câncer que sofre e que não continuará com o tratamento. Na imagem, ele apresenta seu livro ”Uma ovelha ao poder” na Biblioteca Vasconcelos, na Cidade do México, México, em 2016 • Gerardo Vieyra/NurPhoto
-
6 de 12Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. • Getty Images
-
-
7 de 12Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, com Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai • Ricardo Stuckert
-
8 de 12Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condecora Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, com Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul • Ricardo Stuckert / PR
-
9 de 12José ‘Pepe’ Mujica, ex-presidente e senador do Uruguai, em seu discurso de renúncia • Foto: Reprodução/ Senado do Uruguai
-
-
10 de 12Político uruguaio José “Pepe” Mujica e ex-presidente do Uruguai • Laura Lezza/Getty Images
-
11 de 12Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, comparece ao evento do Dia Internacional dos Trabalhadores no Uruguai, em 1º de maio de 2022 • Carlos Lebrato/Agência Anadolu via Getty Images
-
12 de 12O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, gesticula após receber uma homenagem durante o 54º aniversário da coalizão política Frente Ampla, em 26 de março de 2025, em Montevidéu, Uruguai. • Ernesto Ryan/Getty Images
-
Este conteúdo foi originalmente publicado em Pessoas como Pepe Mujica não morrem, diz Lula após velório do ex-presidente no site CNN Brasil.