Pessoas como Pepe Mujica não morrem, diz Lula após velório do ex-presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu ao velório de Pepe Mujica, amigo do petista e ex-presidente do Uruguai, nesta quinta-feira (15). Em pronunciamento à imprensa, ele destacou o legado do colega e destacou que suas ideias continuarão influenciando a sociedade.

“O que é gratificante para nós seres humanos é que uma pessoa como Pepe Mujica não morre. Se foi o corpo dele, a carne dele se vai. Mas as ideias que Pepe Mujica plantou em todos esses anos, inclusive a generosidade de um homem que passou 14 anos no cárcere e conseguiu sair para a liberdade sem nenhum ódio das pessoas que o aprisionaram, das pessoas que o torturaram” não se vão, destacou Lula.

“Isso é uma dádiva de deus que só é concedida a seres humanos superiores. E Pepe Mujica é uma pessoa superior”, adicionou.

Em seguida, o chefe de Estado brasileiro destacou que conheceu muitas pessoas por quem tem respeito, mas que Mujica era uma “figura especial”.

Lula chegou a condecorar o amigo com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a maior honraria concedida pelo governo brasileiro a estrangeiros.

“[Mujica era aquela figura] mais carinhosa, que eu aprendi a respeitar, admirar e a seguir cada passo que o Pepe dava depois que ele assumiu a Presidência do Uruguai”, sustentou.

Lula confirmou que ligou para o atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi, para saber que horas seria o velório e destacou que não queria deixar de se despedir do amigo.

“Vou agora para o Brasil tendo a certeza que minha vinda aqui foi dar um abraço em uma das pessoas que eu aprendi a respeitar como poucas vezes respeitei alguém na minha vida”, concluiu.

Mortes de Mujica e papa Francisco são irreparáveis, diz Lula

Ainda durante o pronunciamento, Lula afirmou que as mortes de Pepe Mujica e do papa Francisco são irreparáveis.

O petista comentou que o pontífice, que morreu no final de abril, era um ser humano muito especial e com generosidade acima da média.

“Agora eu espero que os dois juntos [Mujica e Francisco], aonde eles estiverem no céu, não deixem de olhar e conseguir abençoar para que a humanidade seja melhor. Para que a humanidade seja mais fraterna, mais generosa e que a política possa ser feita de forma mais digna, mais respeitosa e mais solidaria”, finalizou o presidente brasileiro.

Velório de Pepe Mujica

Pepe Mujica morreu na última terça-feira (13), aos 89 anos. A informação foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi.

A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o ex-presidente foi diagnosticado com tumor no esôfago em 2024 e enfrentava uma doença autoimune que afetava seus rins. Durante uma entrevista, a esposa de Mujica afirmou que o marido estava em “cuidados paliativos”.

Na quarta-feira (14), houve uma procissão pelas ruas de Montevidéu, que reuniu milhares de pessoas. Em seguida, o velório do ex-presidente foi iniciado no Palácio Legislativo do país.

Após a cerimônia, seguindo o desejo de Mujica, ele será cremado e as cinzas voltarão para a chácara em que ele vivia, em Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu, para serem enterradas sob a árvore em que também está enterrada sua cadela Manuela.

Veja imagens da vida de Pepe Mujica:

Este conteúdo foi originalmente publicado em Pessoas como Pepe Mujica não morrem, diz Lula após velório do ex-presidente no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.