5 picapes que não são vendidas no Brasil, mas poderiam fazer sucesso aqui

O Brasil já tem um mercado de picapes bem consolidado, principalmente entre as picapes médias. No segmento dos modelos de grande porte, a Ram recentemente ganhou duas concorrentes, a F-150 e a Silverado.

Mas a concorrência e o aumento do leque de opções são sempre bem-vindos para o público-consumidor. Por isso, listamos cinco picapes que não são vendidas oficialmente no Brasil, mas que poderiam fazer sucesso no país. Confira:

1. Isuzu D-Max


Isuzu D-Max: essa picape média não traz grandes novidades, mas cumpre bem seu papel • Isuzu/Divulgação

A picape média é fabricada pela Isuzu, marca japonesa sem representação no Brasil mas que é fortemente presente em mercados da Europa e Ásia. É uma marca bastante tradicional, fundada em 1918 e com boa reputação, principalmente entre veículos movidos à diesel.

A D-Max, nos mercados onde é vendida, concorre com picapes como Toyota Hilux e Ford Ranger. Em sua terceira e atual geração, a D-Max traz versões mais voltadas para o conforto e uso como carro de passeio, além das versões direcionadas ao trabalho bruto.

A receita dessa picape é bastante tradicional no segmento. O chassi é montado sobre longarinas. O motor é um 1.9 quatro cilindros turbodiesel. Há duas opções de câmbio: um manual de seis marchas ou um automático de seis marchas.

Há versões com cabine simples, cabine estendida e também cabine dupla. A tração também pode ser traseira ou integral dependendo da versão.

O interior é funcional porém não é tão moderno quanto o da atual Ranger, por exemplo. É datado, assim como o da Hilux, que é um sucesso de vendas no Brasil.

2. Ineos Grenadier Quartermaster

Fundada em 2017, a Ineos Automotive Ltd. foi idealizada para fabricar utilitários brutos e competentes no off-road, espelhando-se no antigo Land Rover Defender, mas com itens de conforto, luxo e segurança de carros modernos.

A picape Quartermaster tem um design retrô bem “quadrado” e que transmite robustez. O interior traz elementos e formas poligonais que lembram os de veículos militares. Ela só está disponível em versão cabine dupla, com cinco assentos.

Há duas opções de motores para o Quartermaster: um seis cilindros 3.0 turbo à gasolina BMW ou um seis cilindros 3.0 turbo diesel, também de origem BMW. O motor a gasolina gera 287 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Caso o cliente opte pelo motor à diesel, ele terá à sua disposição 251 cv de potência e 56 kgfm de torque. Há somente uma opção de câmbio disponível: um automático de oito marchas.

Nos países onde é vendido, o Ineos Grenadier Quartermaster é consideravelmente mais caro que as outras picapes da categoria.

3. KGM Musso


Geração da picape coreana é conhecida por poucos no Brasil • KGM/Divulgação

Uma antiga versão da Musso já foi vendida no Brasil. Na época, sua fabricante levava o nome de Ssangyong. Hoje, a montadora é chamada pelo nome de KGM, e fabrica uma nova geração da Musso que está conquistando espaço no mercado europeu.

O motor é um quatro cilindros 2.2 a diesel, capaz de gerar 202 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Dependendo da versão, a picape pode vir equipada com câmbio manual de seis marchas ou automático, também de seis marchas.

A proposta é ser uma picape média tradicional, confortável mas sem grandes luxos e extravagâncias. A KGM também anunciou recentemente a versão EV da Musso, que será a primeira picape coreana 100% elétrica.

4. Honda Ridgeline


Honda Ridgeline também não é vendida no Brasil • Honda/Divulgação

É prudente apostar que a Ridgeline, picape média da Honda, faria sucesso no Brasil se fosse vendida por um preço competitivo. A marca japonesa já está presente no país há muitos anos e tem uma ótima reputação, sendo sinônimo de robustez e confiabilidade.

Nos EUA, por exemplo, a picape é comercializada em quatro versões, todas com cabine dupla. Lá, ela é vendida com um motor V6 a gasolina, que produz 283 cv de potência e 36,2 kgfm de torque. O câmbio é um automático de nove marchas.

Ela conta com as funcionalidades 4×4 presentes na maioria das picapes médias e com as tecnologias mais modernas que a Honda oferece em seus veículos.

5. Toyota Tundra


Toyota Tundra tem motor V6 3.7 biturbo a gasolina • Toyota/Divulgação

A Toyota Tundra é a picape de grande porte da Toyota, que concorre com Ford F-150, Chevrolet Silverado, GMC Sierra e Ram nos países onde é vendida. A Tundra conta com motor V6 3.7 biturbo a gasolina que possui assistência elétrica em algumas versões. Potência e torque variam dependendo da versão, gerando até 443 cv de potência e 80,6 kgfm de torque na versão topo de linha.

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