O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na sexta-feira (16) que retornaria a Washington após encerrar sua viagem ao Golfo.
“Veremos o que acontece com a Rússia e a Ucrânia”, disse ele, referindo-se às negociações entre Rússia e Ucrânia que estão ocorrendo na Turquia.
Trump disse que se encontrará com o presidente russo, Vladimir Putin, “assim que pudermos marcar uma reunião”.
Negociadores russos e ucranianos estão reunidos em Istambul nesta sexta-feira (16) para suas primeiras negociações de paz em mais de três anos, enquanto são pressionados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para encerrar o conflito mais mortal da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.
O encontro no Palácio Dolmabahçe é um sinal de progresso diplomático entre as partes em conflito, que não se encontravam pessoalmente desde março de 2022.
Uma reunião entre autoridades turcas, americanas e ucranianas em Istambul ocorreu antes do encontro com a Rússia.
Mas as expectativas de um avanço, já baixas, foram ainda mais abaladas na quinta-feira (15), quando Trump afirmou que não haveria movimento sem uma reunião entre ele e o presidente russo, Vladimir Putin.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump volta aos EUA após encerrar viagem nos Emirados Árabes no site CNN Brasil.