Preços de importados nos EUA têm alta inesperada em abril

Os preços de importados nos Estados Unidos subiram inesperadamente em abril, uma vez que o aumento no custo de bens de capital compensou os combustíveis mais baratos.

Os preços de importados aumentaram 0,1% no mês passado, depois de terem caído 0,4% em março, informou o Departamento do Trabalho nesta sexta-feira (16).

Economistas consultados pela Reuters previam que os preços de importados, que excluem as tarifas, diminuiriam 0,4%. Nos 12 meses até abril, os preços subiram 0,1%.

Dados desta semana mostraram leituras benignas dos preços ao consumidor e ao produtor em abril. Economistas esperam que o impacto das tarifas de importação do presidente dos EUA, Donald Trump, torne-se evidente nos dados de inflação em meados deste ano.

As tarifas aumentaram os temores de uma desaceleração no crescimento global, contribuindo para a redução dos preços do petróleo.

O chair do Federal Reserve, Jerome Powell, alertou na quinta-feira que “podemos estar entrando em um período de choques de oferta mais frequentes e potencialmente mais persistentes – um desafio difícil para a economia e para os bancos centrais“.

Economistas preveem que o banco central dos EUA volte a cortar a taxa de juros em setembro ou dezembro. O Fed manteve sua taxa de referência na faixa de 4,24% a 4,50% neste mês.

Os preços dos combustíveis importados caíram 2,6% em abril, depois de terem recuado 3,4% em março. Os preços dos alimentos ficaram inalterados, depois de terem caído 0,1% no mês anterior.

Excluindo combustíveis e alimentos, os preços de importação aumentaram 0,5%, após queda de 0,1% em março. Nos 12 meses até março, o chamado núcleo dos preços de importados subiu 0,8%.

Os preços dos bens de capital importados aumentaram 0,6%, enquanto os preços dos bens de consumo excluindo veículos automotores subiram 0,3%. Os preços de veículos automotores, peças e motores importados tiveram alta de 0,2%.

Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor

Este conteúdo foi originalmente publicado em Preços de importados nos EUA têm alta inesperada em abril no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.