Por que os carros fazem um barulho ao engatar marcha à ré?

Pessoas com ouvidos mais atentos já devem ter percebido um ruído diferente ao andar em marcha à ré. Ao engatar a marcha reversa e acelerar, ouve-se um som agudo. 

Contudo, esse barulho tem explicação mecânica e é perfeitamente normal. O formato das engrenagens utilizadas na marcha de reversão dos automóveis é o principal responsável pelo ruído. 

“Nas marchas de avanço, são utilizadas engrenagens cilíndricas com dentes helicoidais, cuja principal característica é o contato progressivo entre os dentes”, explica o especialista em mecânica automotiva Daniel Monteiro. 

Ele ainda ressalta que este tipo de engrenagem proporciona menor folga, maior suavidade no engate e redução significativa de ruído durante o funcionamento.

Já na marcha à ré, utilizam-se engrenagens cilíndricas de dentes retos. 


Ruído é uma característica das engrenagens
Ruído é uma característica das engrenagens • Freepik/Divulgação

“Nesse caso, o contato entre os dentes ocorre de forma simultânea ao longo de toda a superfície, o que resulta em maior geração de ruído, além de maior desgaste e aumento das folgas ao longo do tempo”, complementa o especialista.

Contudo, esse ruído é uma característica das engrenagens e não há nenhuma falha ou problema com o sistema.

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Este conteúdo foi originalmente publicado em Por que os carros fazem um barulho ao engatar marcha à ré? no site CNN Brasil.

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