
Atualmente vacinas contra a gripe, covid e da Dengue estão disponíveis na saúde pública para alguns grupos. O imunizante contra a gripe está liberado em Curitiba para toda a população. Já a vacina contra covid está disponível na capital para grupos prioritários e a de dengue para adolescentes de 10 a 14 anos.
Mas será que é possível tomar essas três vacinas no mesmo momento? Se não, qual delas deve ser tomada antes? A médica infectologista e professora da UFPR, Sônia Raboni, afirma que atualmente, a prioridade são as vacinas para grupos respiratórios.
Nesta semana a vacinação da dengue foi ampliada e agora contempla 320 municípios no Paraná. A distribuição do imunizante é feita pelo Ministério da Saúde e começou nesta quarta-feira (14).
A infectologista Sônia Raboni, que coordenou pesquisas da vacina contra Covid aqui no Paraná afirma que além da vacinação, é necessário tomar atitudes de prevenção.
A recomendação para quem estiver com sintomas de vírus respiratórios é que use máscara para diminuir o risco para outras pessoas e que preste atenção com a higienização, lavando bem as mãos e passando álcool. Outra sugestão é evitar ficar em ambientes fechados e, quando possível, optar por deixar os locais mais arejados.
Reportagem: Brenda Niewiorowski