
Um estudo de um novo medicamento para depressão está recrutando voluntários para participarem de um tratamento gratuito em Curitiba. A pesquisa da empresa Trial Tech, instituição privada de investigação clínica, vai realizar a pesquisa na capital paranaense durante um ano com os pacientes selecionados.
O médico responsável pela pesquisa local, Dr Petry, afirma que caso o medicamento tenha eficácia, ele poderá ser vendido em farmácias.
O estudo deve ter a duração máxima de um ano, dividida em duas fases. Na primeira, um grupo de pacientes recebe o medicamento e outro o placebo. Após a análise do impacto, todos os pacientes recebem o medicamento.
Durante a pesquisa também serão feitos exames e testes de saúde, que podem incluir avaliação com psiquiatra, avaliação de história médica, eletrocardiograma, exames de sangue e urina. Nenhum procedimento será cobrado e serão todos realizados na sede da empresa Trial Tech, que fica no bairro Batel.
O laboratório também cobre as despesas com o transporte. Podem se inscrever em Curitiba pessoas entre 18 a 65 anos, com diagnóstico de depressão e que tenha usado no máximo um medicamento para a doença.
Caso o medicamento venha a ser comprovado como eficaz, o paciente poderá utilizá-lo sem custo, por tempo indeterminado, até quando lhe for conveniente. A inscrição é feita pelo telefone (41) 99206-1583 e a validação da participação acontece após a triagem dos candidatos. Espera-se que pelo menos 20 pessoas sejam selecionadas em Curitiba. Além da capital paranaense, outras instituições dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre estão realizando o tratamento e ainda de cidades de outros cinco países.
Reportagem: Brenda Niewiorowski