Projetores da Panasonic dão vida à visão imersiva da turnê Cercle Odyssey, a primeira do mundo em formato 360°

Com tecnologia de ponta em projeção 4K, a Panasonic está redefinindo a experiência de shows ao vivo ao se tornar parceira técnica da Cercle Odyssey, primeira turnê mundial itinerante em larga escala com projeção imersiva em 360°. Utilizando projetores 3-Chip DLP 4K, a iniciativa leva aos espectadores uma fusão inédita entre música ao vivo e narrativa visual cinematográfica, em um formato totalmente imersivo.

Concebido e dirigido por Derek Barbolla, fundador e diretor artístico da Cercle, o projeto se inspira na Odisseia, poema épico da literatura grega, para criar uma jornada artística envolvente que explora a conexão entre o ser humano e a natureza. A Cercle é reconhecida por promover experiências imersivas com artistas consagrados em locais emblemáticos ao redor do mundo, como Patrimônios Mundiais da UNESCO.

“O projeto Cercle Odyssey reflete nossa ambição compartilhada com a Panasonic: romper barreiras tecnológicas e reinventar as experiências imersivas de forma a tocar emocionalmente o público e uni-lo, tornando tudo isso acessível globalmente”, afirma Barbolla. “As projeções em 360°, sincronizadas com a música ao vivo, proporcionam ao público uma forma inédita de vivenciar espetáculos e narrativas visuais.”

A estrutura técnica da turnê conta com 2.300 metros quadrados de área de projeção em cada local, cobrindo paredes e teto. Para isso, a ETC Audiovisual, empresa especializada em eventos imersivos, fará a instalação de 20 projetores a laser Panasonic PT-RQ50K de 50.000 lumens, com tecnologia 3-Chip DLP™ e resolução nativa 4K (4096 x 2160). Os equipamentos são equipados com lentes de curto alcance ET-D3QW200, ideais para projeções panorâmicas em 360°.

Cada painel de projeção utilizará dois projetores RQ50K empilhados e operando em rear projection, o que resulta em uma intensidade luminosa de 100.000 lumens e imagens de alta definição que cercam até 5.000 espectadores por apresentação. Além disso, seis projetores compactos PT-RQ35K de 30.000 lumens serão posicionados discretamente próximos ao palco para projeções no teto.

A escolha por projetores em vez de painéis de LED não só facilita o transporte, instalação e manutenção, com operação livre de manutenção por até 20 mil horas, como também contribui para a sustentabilidade da turnê. Todo o equipamento de som, luz e projeção é fornecido localmente, reduzindo emissões geradas pelo transporte. Os projetores também consomem menos energia em comparação com telas LED tradicionais, especialmente em áreas tão amplas de exibição.

Segundo Hartmut Kulessa, diretor de marketing da Panasonic Visual Europe, a parceria representa um marco para o setor de eventos ao vivo: “Acreditamos que as imagens têm o poder de conectar e emocionar. Como parceiros técnicos da Cercle Odyssey, estamos desbravando novos caminhos na narrativa imersiva. Nossos projetores 4K de última geração tornam possível essa experiência, mostrando que o futuro dos grandes eventos sustentáveis já começou.”

Até junho, a turnê deve reunir mais de 150 mil pessoas em 30 apresentações distribuídas por 15 datas nas cidades de Cidade do México, Los Angeles e Paris.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

O post Projetores da Panasonic dão vida à visão imersiva da turnê Cercle Odyssey, a primeira do mundo em formato 360° apareceu primeiro em Panorama Audiovisual Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.