
A partir desta segunda-feira (19), crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos podem se vacinar contra a dengue. Devido à quantidade reduzida de doses recebidas, o imunizante será disponibilizado em 67 unidades de saúde, localizadas em bairros que concentram os maiores números de casos da doença.
Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, a capital paranaense tem cerca de 100 mil crianças e adolescentes dentro do público-alvo. Porém, nesta primeira etapa, o município recebeu pouco mais de 20 mil doses do imunizante.
O diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides de Oliveira, explica que a expectativa é de que, nas próximas semanas, a vacinação seja ampliada para outras regiões da capital paranaense.
O imunizante fornecido na rede pública de saúde é o Qdenga, composto por vírus vivo atenuado. O diretor da secretaria de Saúde detalha que estudos demonstram que o imunizante tem eficácia de cerca de 80% contra a doença.
A vacina contra a dengue pode ser aplicada junto a outros imunizantes, incluindo Covid-19, gripe e febre amarela. A infectologista do Hospital São Marcelino Champagnat, Camila Ahrens, explica que as reações após a aplicação são leves, como dor no local e vermelhidão por até 24 horas.
São indicadas duas doses da vacina, com intervalo de três meses entre elas. O imunizante é recomendado apesar de o paciente já ter tido ou não a doença. A médica detalha que ele é responsável por estimular o sistema imunológico.
O diretor da SMS relembra que, mesmo com o início da vacinação contra a dengue, os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti devem continuar.
A lista completa de unidades de saúde que estão aplicando a vacina da dengue está disponível no site Imuniza Já Curitiba. Esta é a primeira vez que o SUS da capital paranaense recebe o imunizante.
Até o momento, Curitiba registrou 5.770 notificações, 1.124 casos confirmados e nenhum óbito por dengue.
Reportagem: Mirian Villa