
A gripe é a principal causa de morte em idosos no Brasil e o Paraná segue em estado de Alerta. O levantamento é da Fiocruz, em um novo boletim divulgado pela fundação. O vírus da Influenza A também é uma das três principais causas de morte por Síndrome Respiratória Aguda Grave também entre as crianças, e responsável pelo aumento das hospitalizações em todo o país, segundo o boletim.
O levantamento traz um alerta para a saúde das crianças pequenas devido ao crescimento do vírus sincicial respiratório. Em alguns estados do Centro-oeste e Sudeste, foi percebida uma desaceleração desse índice.
Mas a pesquisadora da Fiocruz, Tatiana Portella, alerta que ainda não é o momento de relaxar os cuidados e reforça a importância da vacinação.
A vacina contra a gripe está disponível desde o início de abril nas unidades básicas de saúde. A meta do Ministério da Saúde é imunizar mais de 32 milhões de idosos, 15 milhões de crianças e um milhão e seiscentas mil gestantes, além de milhões de pessoas com comorbidades, profissionais da saúde, professores, povos indígenas, população em situação de rua, entre outros.
15 estados estão em nível de alerta devido ao aumento de casos e mortes, como Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Em nível nacional, o cenário atual sugere sinal de aumento nas tendências de longo prazo (últimas 6 semanas) e de curto prazo (últimas 3 semanas).
Referente ao ano epidemiológico 2025, já foram notificados 56.749 casos graves de gripe. Em Curitiba, a vacinação segue nos postos de saúde da capital, e nos municípios, a imunização pode ser feita nas unidades básicas do Estado.
Reportagem: Juliano Couto