
A embaixada dos EUA (Estados Unidos da América) oferece uma recompensa de até US$ 10 milhões por informações sobre a atuação do grupo terrorista Hezbollah na Tríplice Fronteira, entre a Argentina, o Brasil e o Paraguai.
Segundo o governo americano, financiadores e facilitadores do Hezbollah arrecadam recursos na região por meio de lavagem de dinheiro, tráfico de entorpecentes, contrabando de carvão e petróleo, comércio ilegal de diamantes, entre outros crimes.
Além disso, o grupo terrorista obtém receita por meio de atividades comerciais em toda a América Latina, incluindo construção civil, importação e exportação de mercadorias e venda de imóveis.
O Serviço de Segurança Diplomática informa que as recompensas podem ser pagar por informações que resultem na identificação de:
- fontes de receita do Hezzbollah;
- doadores financeiros;
- instituições que facilitem transações do grupo;
- empresas de fachadas;
- empresas controladas pela organização.
Qualquer pessoa que tenha informações sobre redes financeiras do Hezbollah na Tríplice Fronteira é incentivada a entrar em contato por meio do Signal, Telegram e WhatsApp no número +1-202-702-7843.
Grupo Hezbollah
O Hezbollah é uma organização terrorista sediada no Líbano que recebe armas, treinamento e financiamento do Irã – país designado pelo secretário de Estado, em 1984, como Estado patrocinador do terrorismo.
A estimativa é que a organização gere aproximadamente um bilhão de dólares por ano, somando o apoio financeiro direto do Irã, negócios e investimentos internacionais, redes de doadores, corrupção e atividades de lavagem de dinheiro.
Informações: Mirian Villa