Antes de se consagrar como ator, Wagner Moura se formou no curso de jornalismo. O diploma é da Faculdade de Comunicação (Facom), ligada à Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma das mais antigas em funcionamento no Brasil.
A história da instituição tem início em fevereiro de 1808, quando o Príncipe Regente Dom João VI (depois rei Dom João VI) institui a Escola de Cirurgia da Bahia, primeiro curso universitário do Brasil.
Ainda no século XIX, foram incorporados os cursos de Farmácia (1832) e Odontologia (1864), a Academia de Belas Artes (1877), Direito (1891) e Politécnica (1896). Em 1941, o professor, advogado e escritor baiano Isaías Alves cria a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.
Atualmente, a universidade oferece mais de 50 cursos, incluindo jornalismo, em que Moura se formou. O ingresso pode ser feito pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seu processo seletivo.

Em entrevista à revista “The Hollywood Reporter” em 2024, Moura contou que a formação adquirida na UFBA e o contato com amigos que atuam na profissão o ajudaram nas gravações de alguns dos seus trabalhos.
Esse é o caso de “Guerra Civil”, dirigido por Alex Garland. No filme, ele interpreta Joel, um jornalista em zona de conflito. Moura, que teve o seu mais recente trabalho, “O Agente Secreto”, ovacionado no Festival de Cannes, chegou a trabalhar como repórter entre 2000 e 2002 no programa “Michelle Marie Entrevista”, transmitido pela “TV Bahia”, afiliada da Rede Globo.
Wagner Moura diz estar desencanado com o inglês: Falo com meu sotaque
Este conteúdo foi originalmente publicado em Antes do cinema, Wagner Moura estudou jornalismo em Federal na Bahia no site CNN Brasil.