Antes do cinema, Wagner Moura estudou jornalismo em Federal na Bahia

Antes de se consagrar como ator, Wagner Moura se formou no curso de jornalismo. O diploma é da Faculdade de Comunicação (Facom), ligada à Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma das mais antigas em funcionamento no Brasil.

A história da instituição tem início em fevereiro de 1808, quando o Príncipe Regente Dom João VI (depois rei Dom João VI) institui a Escola de Cirurgia da Bahia, primeiro curso universitário do Brasil.

 

Ainda no século XIX, foram incorporados os cursos de Farmácia (1832) e Odontologia (1864), a Academia de Belas Artes (1877), Direito (1891) e Politécnica (1896). Em 1941, o professor, advogado e escritor baiano Isaías Alves cria a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras.

Atualmente, a universidade oferece mais de 50 cursos, incluindo jornalismo, em que Moura se formou. O ingresso pode ser feito pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seu processo seletivo.


Fachada da Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Bahia (UFBA) é uma das mais antigas em funcionamento no Brasil • Reprodução/UFBA

Em entrevista à revista “The Hollywood Reporter” em 2024, Moura contou que a formação adquirida na UFBA e o contato com amigos que atuam na profissão o ajudaram nas gravações de alguns dos seus trabalhos.

Esse é o caso de “Guerra Civil”, dirigido por Alex Garland. No filme, ele interpreta Joel, um jornalista em zona de conflito. Moura, que teve o seu mais recente trabalho, “O Agente Secreto”, ovacionado no Festival de Cannes, chegou a trabalhar como repórter entre 2000 e 2002 no programa “Michelle Marie Entrevista”, transmitido pela “TV Bahia”, afiliada da Rede Globo.

Wagner Moura diz estar desencanado com o inglês: Falo com meu sotaque

Este conteúdo foi originalmente publicado em Antes do cinema, Wagner Moura estudou jornalismo em Federal na Bahia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.