Mais quatro países anunciaram restrições à compra de frango brasileiro após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil, no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Malásia, Singapura, Iraque e Bahrein se juntam a outros dez mercados que já haviam adotado algum tipo de restrição às exportações brasileiras.
A Malásia anunciou a suspensão total das importações de aves do Brasil. Já o Bahrein e o Iraque restringiram apenas a compra de frango proveniente do Rio Grande do Sul, estado onde foi confirmado o foco da doença.
Singapura suspendeu as importações de aves criadas num raio de 10 quilômetros da área de detecção do vírus.
Veja os mercados que impuseram restrições na importação do frango brasileiro:
África do Sul – Suspensão total
Argentina – Suspensão total
Bahrein – Suspensão para aves do Rio Grande do Sul
Canadá – Suspensão total
Chile – Suspensão total
China – Suspensão total
Coreia do Sul – Suspensão total
Iraque – Suspensão para aves do Rio Grande do Sul
Japão – Suspensão apenas para aves do município de Montenegro (RS)
Malásia – Suspensão total
México – Suspensão total
Singapura – Suspensão para aves dentro de um raio de 10 km do foco
União Europeia – Suspensão total
Uruguai – Suspensão total
As exportações de carne de aves do Brasil para esses dez mercados onde houve suspensão total somaram mais de US$ 280 milhões (R$ 1,6 bilhão na cotação atual) apenas no mês de abril, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
A expectativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é de que as suspensões comerciais temporárias decorrentes do caso sejam revertidas em até 60 dias.
Segundo o ministério, todas as ações previstas no plano de contingência estão sendo executadas com eficiência. Na zona de emergência, as inspeções seguem em ritmo acelerado e quase todas as propriedades já foram vistoriadas.
Até o momento, apenas duas novas suspeitas foram registradas, sem qualquer impacto comercial no momento.
Além disso, alguns dos países que têm acordos com o Brasil para regionalizar restrições, como Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Filipinas, ainda não formalizaram nenhum contato oficial com o governo federal. Com isso, as exportações para esses mercados continuam liberadas.
Conheça os assistentes virtuais integrados em carros no Brasil
Este conteúdo foi originalmente publicado em Gripe aviária: veja quem suspendeu compra de frangos brasileiros no site CNN Brasil.