O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, após uma ligação de duas horas com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta segunda-feira (19), que “Rússia e Ucrânia iniciarão imediatamente negociações para um cessar-fogo e, mais importante, para o fim da guerra”.
“As condições para isso serão negociadas entre as duas partes, como só pode ser, porque elas conhecem detalhes de uma negociação que ninguém mais teria conhecimento”, disse Trump no Truth Social, acrescentando que “o tom e o espírito da conversa foram excelentes”.
“A Rússia quer fazer comércio em larga escala com os Estados Unidos quando este ‘banho de sangue’ catastrófico terminar, e eu concordo. Há uma tremenda oportunidade para a Rússia criar enormes quantidades de empregos e riqueza. Seu potencial é ILIMITADO”, continuou Trump.
Ele também disse que a Ucrânia “pode ser uma grande beneficiária no comércio”.
Trump afirmou ter informado vários líderes de países sobre o conteúdo da ligação, incluindo o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, o presidente francês Emmanuel Macron, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, o chanceler alemão Friedrich Merz e o presidente finlandês Alexander Stubb.
“O Vaticano, representado pelo papa, declarou que estaria muito interessado em sediar as negociações. Que o processo comece!”, acrescentou Trump.
A ligação desta segunda-feira com Putin marca a terceira vez que se tem conhecimento que os dois líderes conversam por telefone desde que Trump tomou posse em janeiro. E ocorre em um momento em que Trump está cada vez mais frustrado com a recusa do presidente russo em firmar um acordo de paz com a Ucrânia.
Trump disse a repórteres que viajaram com ele para Abu Dhabi na semana passada que acredita que sozinho pode avançar nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia, que estão paralisadas, sugerindo que o presidente russo não compareceu às negociações de paz na Turquia porque o próprio Trump não estava presente.
Questionado na quarta-feira se ainda acreditava que Putin o estava “apoiando” nas negociações de paz, Trump respondeu: “Aviso em uma semana, aviso em alguns dias”.
Antes da ligação, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse nesta segunda-feira que Trump “está cansado e frustrado com ambos os lados do conflito”, acrescentando que seu objetivo “é ver um cessar-fogo e ver este conflito chegar ao fim”.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump: Rússia e Ucrânia iniciarão imediatamente negociações de cessar-fogo no site CNN Brasil.