A estátua de bronze de Melania Trump, que ficava exposta nos arredores de sua cidade natal, na Eslovênia, desapareceu cinco anos depois de ter substituído a versão original de madeira, que foi danificada por ações de incendiários em julho de 2020.
A polícia local disse à CNN que foi informada de um roubo na vila de Rožno, onde a estátua estava localizada. Os policiais “realizaram uma inspeção na cena do crime e coletaram informações”, disse a porta-voz da polícia, Alenka Drenik Rangus, em um comunicado na sexta-feira (16).
“O juiz de instrução e o promotor público distrital foram informados sobre o roubo”, completou Rangus. As autoridades não forneceram mais detalhes.
Antiga estátua e críticas dos moradores locais
Fotos publicadas nas redes sociais e na mídia local eslovena mostram que a maior parte da estátua foi serrada, restando apenas os pés e tornozelos presos ao tronco da árvore onde estava.
Melania Trump (the Statue) Vanishes in Slovenia.
The bronze sculpture, erected near Ms. Trump’s hometown in eastern Slovenia, was chopped off at the feet and stolen, the police said. pic.twitter.com/XX6Sdbn59h— ϽΓΣⱤẛ∁ (@CholericCleric) May 19, 2025
A estátua estava situada às margens de um rio perto de Sevnica, uma pequena cidade a cerca de 90 quilômetros a leste da capital da Eslovênia, Liubliana.
Já a antiga estátua de madeira foi removida de seu pedestal antes de ser exibida em uma galeria de arte na cidade eslovena de Koper no final de 2020, e em uma exposição na Croácia em 2023.
O artista Brad Downey disse à CNN que sempre teve a intenção de fazer uma versão em bronze da estátua para expor em um ambiente institucional, mas decidiu usá-la para substituir a escultura de madeira após ela ter sido gravemente queimada.
Downey havia originalmente encomendado a escultura de madeira ao artista conceitual local Ales Zupevc, mais conhecido como Maxi, que nasceu no mesmo hospital e no mesmo ano que Melania Trump.
A representação um tanto abstrata de Melania com o vestido azul-celeste que ela usou na primeira posse presidencial do marido, em 2017, recebeu críticas mistas dos moradores locais.
Sevnica é uma cidade tranquila de 5.000 habitantes que se beneficiou com o sucesso da primeira-dama, posicionando-se firmemente no circuito turístico e vendendo uma variedade de produtos com o tema “Melania”, incluindo alimentos como mel, chocolate e bolo.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Estátua de bronze da primeira-dama dos EUA desaparece na Eslovênia no site CNN Brasil.