TOC Música Studio acompanha crescimento da cena musical chilena com mesa analógica Solid State Logic Origin

Considerado um dos principais percussionistas do Chile, Raúl Aliaga Lewis fundou o estúdio TOC Música em 1994 e, desde então, vem desenvolvendo o espaço em sintonia com equipamentos da Solid State Logic. O mais recente passo nessa trajetória foi a instalação de uma mesa analógica ORIGIN de 32 canais.

A trajetória de Aliaga começou no final dos anos 1980, quando ele se destacou como percussionista de estúdio versátil em meio à efervescente cena musical chilena, com atuações que iam da música clássica à popular, passando por grupos de fusão icônicos dos quais se tornou integrante fixo. Quinze anos após a criação do TOC Música, ele iniciou uma jornada com os equipamentos da SSL, começando pelas mesas X Desk e XL Desk, até chegar à ORIGIN, que o conquistou por sua qualidade e preço acessível. Segundo ele, essa evolução foi possível graças ao apoio da Croma Ltda, distribuidora da SSL no Chile. Ao longo do tempo, o estúdio também passou a contar com outros equipamentos da marca, como módulos 500 Series de equalização e compressão, a mesa BiG SiX com interface SuperAnalogue, o controlador de DAW UF8 e o controlador de plug-ins UC1. Os módulos da Série 500 agora estão instalados acima da seção master da ORIGIN, aproveitando sua estrutura modular e facilitando o acesso durante as sessões.

O TOC Música funciona como estúdio particular para os projetos de Aliaga como produtor, compositor e instrumentista, além de oferecer serviços comerciais de gravação e mixagem para artistas nacionais e internacionais. Para ele, a qualidade tecnológica sempre foi essencial no desenvolvimento de sua carreira, com o objetivo de alcançar excelência em suas criações e entregar o melhor resultado possível a seus clientes. O projeto acústico do espaço foi assinado por Francisco Herrera, com concepção técnica de Jorge Esteban em parceria com o próprio Aliaga.

Sobre a nova mesa, Aliaga destaca a fidelidade da ORIGIN à promessa de qualidade da SSL. Ele elogia o headroom, a versatilidade dos prés com o modo DRIVE, os equalizadores e, especialmente, o Bus Compressor, que classifica como a joia da coroa da console e um recurso essencial em suas mixagens. O engenheiro de som da casa e gerente de estúdio, Rafael Chaparro, que já havia trabalhado com a SSL 9000K, observou que a ORIGIN oferece um fluxo de trabalho mais ágil, roteamento simplificado e operação mais amigável.

Entre os recursos que mais se destacam no uso diário, estão os prés com o modo PureDrive desativado, embora também sejam usados de forma criativa para gerar mais distorção harmônica em algumas gravações. O equalizador E Series 242, conhecido como “black knob”, é descrito como musical e preciso, usado em todas as gravações do estúdio. Aliaga também utiliza o Bus Compressor em suas mixagens e afirma que ele é “a cereja do bolo”.

Na prática, ele costuma usar os faders pequenos para entrada de sinal e os grandes para monitoramento, com uso frequente dos equalizadores por canal, filtros passa-altas e inserts no fader pequeno quando deseja gravar com processamento. O retorno do Pro Tools é direcionado aos faders grandes para o controle da sala de escuta, enquanto os envios auxiliares e cues alimentam um sistema Hearback, permitindo ajustes personalizados para cada músico ou artista.

O sistema inteligente de roteamento da ORIGIN também se mostrou útil para a criação de subgrupos e para aplicações criativas de saturação ou compressão paralela, contribuindo para um fluxo de trabalho mais eficiente. As oito submixagens estéreo (ou 16 mono) da console são usadas com mais frequência na etapa de mixagem, muitas vezes com inserts.

Desde a chegada da ORIGIN, o estúdio recebeu artistas como Grupo Congreso, do qual Aliaga faz parte desde 1992, além de Los Tres, Pettinellis, María y Los Templos, Camilo Aliaga e Cachay, com sessões conduzidas por engenheiros como Jorge Abarca, Gerónimo Labrada, Jorge Esteban, Diego Bustamante, Pablo González e Chaparro. Outros nomes que já passaram pelo TOC Música incluem Dennis Chambers, o Soweto Gospel Choir da África do Sul, Claudia Acuña, Fulano (outra importante banda de fusão da qual Aliaga também foi integrante), Isabel Parra, Álvaro Henríquez, Américo, Mario Rojas, Nahuel Blanco, Magdalena Matthei e Elizabeth Morris. O estúdio também realizou projetos de música de câmara com o Quinteto de Sopros Coda, o Quarteto de Cordas Austral, duetos de piano e gravações com o pianista Roberto Bravo, além de trabalhos de música folclórica, jazz, rock e trilhas para cinema e televisão.

Aliaga lembra que, no início da carreira, a gravação em fita limitava as possibilidades de edição, exigindo alto nível de profissionalismo e musicalidade. Ainda como músico de estúdio, ele rapidamente adotou tecnologias emergentes como sequenciadores MIDI, sintetizadores e baterias programáveis, o que o manteve em destaque tanto nos palcos quanto nos estúdios. Com o tempo, o trabalho constante no estúdio aprofundou sua percepção sobre qualidade sonora e o papel dos engenheiros de som.

Hoje, como proprietário de estúdio, ele segue apostando nas tecnologias mais recentes, principalmente quando se trata da marca SSL. Entre seus próximos planos, estão a aquisição do processador externo Fusion, mais compressores da Série 500 e equipamentos de masterização, além da remodelação acústica da sala de controle.

Site relacionado: https://solidstatelogic.com

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

O post TOC Música Studio acompanha crescimento da cena musical chilena com mesa analógica Solid State Logic Origin apareceu primeiro em Panorama Audiovisual Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.