Para Tarcísio, combate à pobreza exige “dar o peixe e ensinar a pescar”

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou nesta terça-feira (20), do lançamento do programa “SuperAção”, que tem por objetivo superar a pobreza o estado.

Durante discurso na cerimônia, Tarcísio defendeu que todas as pessoas tenham oportunidades concretas para “prosperar”, o que por vezes — em seu entender — acaba faltando. De acordo com o governador, não é suficiente “dar o peixe”, ou apenas “ensinar a pescar”: ambas as ações se fazem necessárias.

“O que vamos fazer? Nós vamos dar o peixe ou ensinar alguém a pescar? Isso não vai levar ninguém a nada. Se trata aqui sim de fazer as duas coisas”, disse.

“Por que as vezes as pessoas não prosperam? Não conseguem dar o passo? O que as vezes está faltando? As vezes as pessoas não conseguem dar o passo porque estão com uma insegurança alimentar severa, e aí o programa tem a componente da segurança alimentar, tem o auxílio da segurança alimentar, quem precisa de segurança alimentar”, acrescentou o governador.

Para Tarcísio, é exatamente essa “ação integrada” do programa que trará eficiência ao projeto.

O SuperAção é a iniciativa mais ousada do governador em políticas de assistência social, e o lançamento, ao reunir representantes de cerca de 200 das 645 prefeituras paulistas, se tornou o maior evento da gestão iniciada em 2023, com pelo menos 1.500 pessoas presentes.

“Quando a gente fala que o programa vai ser integrado, é disso que a gente está falando, é por isso que todas as secretarias vão trabalhar em conjunto e a Secretaria de Desenvolvimento Social vai fazer esse grande arranjo, vai reger essa grande orquestra, vai trabalhar para que todas as secretarias possam oferecer os seus serviços. Isso vai ajudar a dar foco”, completou.

O resultado, diz, é “uma aliança da inclusão produtiva para garantir” direitos básicos à população.

A referência principal do governo estadual foi o programa Puente, do Chile, considerado um dos mais bem-sucedidos entre as ações de superação da pobreza.

Durante o discurso, o governador defendeu que todas as pessoas “conquistem direitos sociais”.

“Queremos que as pessoas acessem seus direitos”, completou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Para Tarcísio, combate à pobreza exige “dar o peixe e ensinar a pescar” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.