Os donos das franquias da NFL aprovaram por unanimidade a permissão para que jogadores de futebol americano disputem o flag football nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.
“É uma honra incrível para qualquer atleta representar seu país nas Olimpíadas, o ápice do esporte mundial”, declarou o comissário da NFL, Roger Goodell.
“Sei por experiência própria que a inclusão do flag football nos Jogos gerou enorme entusiasmo entre os jogadores da NFL interessados em competir por suas nações no palco global. Estamos felizes que eles terão essa oportunidade”, afirmou.
A aprovação exigia o voto favorável de pelo menos 24 dos 32 proprietários de franquias, marcando o primeiro passo para levar atletas profissionais à nova modalidade dos Jogos. A liga agora deve negociar com a Associação de Jogadores da NFL (NFLPA) e com o Comitê Olímpico Internacional (COI) as próximas etapas.
Regras para participação
A medida aprovada nesta terça-feira (19) permite que no máximo um jogador de cada time da NFL participe do torneio, incluindo atletas designados como “internacionais” que queiram defender seus países de origem.
Seis seleções masculinas e seis femininas, com dez atletas cada, competirão em Los Angeles. A participação de jogadores da NFL começará com um processo de tryouts ou qualificação antes do evento olímpico.
“Os jogadores expressaram grande desejo pela honra de competir nas Olimpíadas, e estamos animados por nossos membros poderem representar seus países no maior palco internacional”, disse Lloyd Howell Jr., diretor-executivo da NFLPA.
“Aguardamos trabalhar com a liga, a IFAF [Federação Internacional de Futebol Americano] e as autoridades olímpicas para garantir que os atletas tenham proteções à saúde, segurança e seus contratos”, explicou.
A proposta da NFL inclui ressalvas para proteger os times em caso de lesões, como crédito no teto salarial para jogadores lesionados durante o torneio e a definição de “padrões mínimos para equipes médicas e superfícies de jogo”.
Os Jogos Olímpicos de 2028 ocorrerão entre 14 e 30 de julho. Os jogadores da NFL geralmente estão em recesso de meados de junho até o início dos treinamentos no fim de julho.
Este conteúdo foi originalmente publicado em NFL aprova participação de jogadores no flag football em Los Angeles 2028 no site CNN Brasil.