Em meio à greve, ministra acena a servidores da cultura por “valorização”

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, se dirigiu aos servidores vinculados ao Ministério da Cultura para dizer que tem “compromisso” com a “valorização” dos profissionais.

A fala ocorreu durante evento do ministério no Rio de Janeiro, nesta terça (20), para reinauguração do Palácio Capanema e entrega da Ordem do Mérito Cultural a personalidades.

Em greve desde o final de abril, servidores realizaram um protesto na capital fluminense nos arredores do Palácio Capanema, onde ocorreu a cerimônia, na tarde desta terça.

Devido à paralisação, museus federais e unidades de autarquias vinculadas ao MinC, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), estão fechados.

Os servidores demandam, principalmente, a estruturação de um plano de carreira e a contratação de mais profissionais.

“Reforço nosso compromisso com a valorização de vocês (servidores), especialmente na luta pela estruturação do plano de carreira”, disse Margareth.

“Esse reconhecimento, particularmente, estou tendo como um grande presente que pode acontecer para os 40 anos do Ministério da Cultura, e é muito mais do que justo que isso seja concedido”, acrescentou.

Servidores apresentaram uma proposta de plano de carreira ao Ministério da Gestão em meados do ano passado, mas se queixam de que, desde então, não houve avanços significativos em relação à demanda – por isso, decidiu-se pela greve.

No início do mês, Margareth e a ministra da Gestão, Esther Dweck, estiveram reunidas para tratar sobre o tema. A expectativa das pastas é que o plano seja incorporado à próxima Lei Orçamentária Anual (LOA), para 2026.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em meio à greve, ministra acena a servidores da cultura por “valorização” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.