
Em Salvador, processo inédito é feito nas unidades da Prefeitura-Bairro. Alistamento militar feminino tem inscrições abertas até 30 de junho
Exército Brasileiro/Divulgação
As meninas que completam ou já completaram 18 anos em 2025 têm até 30 de junho para fazer o alistamento militar, se assim desejarem. O processo inédito para mulheres foi aberto em janeiro deste ano, em caráter experimental, pelo Ministério da Defesa.
Em Salvador, as interessadas em se alistar para as Forças Armadas devem se dirigir a uma das unidades de prefeitura-bairro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Não é necessário agendamento prévio. O atendimento é realizado por ordem de chegada, mediante distribuição de senha, e é necessário apresentar apenas RG, CPF e comprovante de residência da capital baiana.
Segundo o secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Luciano Sandes, até a última sexta-feira (16), 154 mulheres já haviam procurado as unidades para realizar o alistamento. As Prefeituras-Bairro com maior número de atendimentos foram Liberdade, com 54 alistamentos; Barra-Pituba, com 32; e Pau da Lima, com 17.
“Ainda é uma procura tímida, mas já representa um avanço importante para que as mulheres passem a ocupar cada vez mais espaços que antes eram restritos ao universo masculino”, avaliou o gestor.
LEIA MAIS
Força Nacional é enviada para reforçar segurança em áreas de conflitos indígenas na Bahia
Polícia Militar da Bahia abre investigação após Academia da instituição postar frase de soldado nazista
Deputados aprovam reajuste salarial para policiais civis, militares e agentes penais da Bahia
As mulheres interessadas poderão escolher entre o Exército, a Marinha ou a Aeronáutica. A seleção levará em conta critérios como aptidão, vagas disponíveis e os requisitos específicos de cada Força. De modo geral, as etapas do processo incluem o alistamento, a seleção geral, a seleção complementar, a designação ou distribuição e, por fim, a incorporação.
O serviço militar tem duração inicial de 12 meses e pode ser prorrogado anualmente por até oito anos. Durante o período de serviço, as incorporadas recebem remuneração, auxílio-alimentação, contagem de tempo para aposentadoria e licença-maternidade. As Forças Armadas também oferecem capacitação profissional em diversas áreas.
Confira abaixo as unidades habilitadas para o alistamento em Salvador:
Rua Marquês de Monte Santo, 300, no Rio Vermelho (Barra/Pituba);
Rua Silveira Martins, 185, no Cabula (Cabula/Tancredo Neves);
Avenida Engenheiro Raymundo Carlos Nery, 413-429, em Cajazeiras X (Cajazeiras);
Rua Guedes de Brito, s/n, no Centro (Centro/Brotas);
Avenida Pôrto dos Mastros, 65, na Ribeira (Cidade Baixa);
Avenida Dorival Caymmi, 17, em Itapuã (Itapuã);
Avenida General San Martin, 199, no Curuzu (Liberdade/São Caetano);
Avenida São Rafael, 1654, em São Marcos (Pau da Lima);
Rua Pará, 15, em Paripe (Subúrbio/Ilhas);
e Rua da Matriz, 2041-2057, em Valéria (Valéria).
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻