Gripe Aviária: 10 milhões de ovos são destruídos no Paraná

Gripe Aviária: 10 milhões de ovos são destruídos no Paraná

Mais de 10 milhões de ovos de incubação serão destruídos no Paraná como medida preventiva contra a gripe aviária. A medida vem após a Agência de Defesa Agropecuária do Estado rastrear uma carga de 12 mil ovos vinda do Rio Grande do Sul. Como medida preventiva prevista no Plano Nacional de Contingência da Influenza Aviária, a Adapar orientou pela eliminação desses ovos e todos que estavam no local.

Ainda de acordo com a Adapar, o Paraná não tem registro da doença ou de suspeita da gripe aviária. O Estado, que é o maior produtor e exportador de carne de frango, aplica protocolos rígidos sobre a produção para manter a qualidade do produto. O Paraná tem um sistema de rastreamento e controle com 131 escritórios locais, 33 postos nas divisas, além das parcerias com as Prefeituras Municipais e sindicatos rurais nos 399 municípios.

A influenza aviária é uma doença com distribuição global e ciclos pandêmicos ao longo dos anos, com sérias consequências para o comércio internacional de produtos avícolas.

Informações: Lorena Pelanda, com assessoria

Adicionar aos favoritos o Link permanente.