
Morador foi alvo de mandado de prisão temporária, mas investigações revelaram que ele também caiu no golpe. Homem foi detido em apartamento no bairro do Embaré, em Santos, e depois reconhecido como vítima do golpe
Divulgação/Polícia Civil
Um homem detido durante a Operação Man in the Middle, em Santos, no litoral de São Paulo, teve a prisão temporária revogada após a Polícia Civil constatar que ele também foi vítima do esquema investigado.
A ação foi conduzida pela 4ª Delegacia Seccional de Polícia — Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (CERCO), vinculada ao Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DECAP), que apura fraudes eletrônicas e crimes de estelionato praticados por meio de plataformas de venda online.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Prisão foi realizada no Embaré
Segundo a Polícia Civil, a prisão ocorreu por volta das 6h da manhã de segunda-feira (19), em um apartamento na Avenida Almirante Cochrane, no bairro Embaré, por agentes da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).
Ainda conforme a corporação, o mandado de prisão temporária foi expedido pela Justiça da Capital, no Fórum da Barra Funda, com base em indícios iniciais de participação em associação criminosa e estelionato qualificado. O advogado do suspeito acompanhou a ocorrência.
Investigação identificou que homem foi vítima
Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), após novas diligências, os policiais identificaram que o homem não integrava o grupo criminoso, mas sim havia sofrido prejuízos financeiros causados pelo golpe. Com isso, a prisão foi anulada e ele foi liberado.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam sob sigilo e que novas fases da operação podem ser deflagradas nos próximos dias.
Operação busca desarticular quadrilhas de fraudes digitais
De acordo com a SSP-SP, a Operação Man in the Middle já resultou no cumprimento de seis mandados de prisão temporária. O objetivo é desarticular quadrilhas especializadas em golpes digitais, que utilizam intermediários para aplicar fraudes em negociações virtuais.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos