Concurso de Diplomata: Um dos mais difíceis do país tem provas em Florianópolis

Foto: Reprodução

Florianópolis será palco de um dos processos seletivos mais concorridos e exigentes do Brasil. O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), organizado pelo Instituto Rio Branco, abriu inscrições na última segunda-feira (19) e oferece 50 vagas para o cargo de terceiro-secretário, com um salário inicial de R$ 22.558,56.

Os interessados têm até 18h do dia 4 de junho para se inscrever pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do concurso.

As provas serão aplicadas em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal, mas os locais exatos ainda não foram divulgados. O exame ocorre em duas fases:

  • Primeira fase: prova objetiva no dia 20 de julho, com questões distribuídas em dois períodos.
  • Segunda fase: provas escritas nos dias 23, 24, 30 e 31 de agosto.

Apesar de não exigir uma formação específica, o concurso pede que o candidato tenha diploma de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). No entanto, a prova demanda anos de preparação, pois envolve cinco dias de exames cobrindo diversas disciplinas, incluindo pelo menos duas línguas estrangeiras.

Segundo o diplomata Jean Marcel, que atua no Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles, os aprovados geralmente se dedicam de dois a três anos para estudar e dominar o conteúdo das provas.

Cronograma do Concurso

  • Inscrição e solicitação de isenção da taxa: 19/5 a 4/6/2025
  • Data final para pagamento da taxa de inscrição: 20/6/2025
  • Consulta aos locais da prova objetiva: 7/7/2025
  • Aplicação da prova objetiva (Primeira Fase): 20/7/2025
  • Resultado final da Primeira Fase e convocação para a Segunda Fase: 13/8/2025
  • Aplicação das provas escritas (Segunda Fase): 23/8 a 31/8/2025
  • Resultado provisório das provas escritas: 23/9/2025

Com tamanha exigência e um dos salários iniciais mais altos do funcionalismo público, o concurso de diplomata segue como um dos mais cobiçados do país. Candidatos de todo o Brasil já começam sua maratona de estudos para garantir uma vaga no Itamaraty.

O post Concurso de Diplomata: Um dos mais difíceis do país tem provas em Florianópolis apareceu primeiro em Rádio Super FM 99,9.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.