Riscos de cirurgia bariátrica diminuíram muito, explica médico

A cirurgia bariátrica, um procedimento que vem sendo realizado no Brasil há quase 50 anos, tem evoluído significativamente, reduzindo os riscos e aumentando os benefícios para pacientes com obesidade. Essa é a avaliação do cirurgião bariátrico Mauricio Mauad, em entrevista à CNN Brasil.

De acordo com o especialista, a luta da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica para ampliar o acesso ao procedimento é justificada pelo crescente número de pessoas com obesidade no país e no mundo. Mauad ressalta que o problema frequentemente tem início na infância e pode levar a diversas complicações de saúde no futuro.

“Pacientes que vivem com excesso de peso têm mais chances de ter diabetes, pressão alta, problemas no fígado, problemas articulares e uma infinidade de doenças, até câncer”, explica o médico.

Evolução e segurança do procedimento

O cirurgião destaca que a bariátrica passou por uma evolução significativa nas últimas décadas. “Hoje a gente tem um acesso minimamente invasivo para essas cirurgias, diminuindo muito o risco do paciente que se submete a esse tipo de procedimento”, afirma Mauad.

Ele enfatiza que o sucesso da cirurgia está diretamente ligado à preparação adequada do paciente. “A chave do sucesso é o paciente que chega bem preparado para essa cirurgia”, ressalta o especialista, lembrando que o procedimento vai além da operação física.

Abordagem multidisciplinar

Mauad destaca a importância de uma abordagem multidisciplinar no tratamento da obesidade. “Quando a gente fala de riscos hoje, pacientes que são preparados com equipes multidisciplinares, não só com o cirurgião, mas com nutricionista, psicólogo, toda a equipe, esse paciente vai mais bem preparado e ele sabe os desafios de ter uma vida saudável depois da cirurgia”, explica.

O médico conclui que, atualmente, os riscos associados à cirurgia bariátrica são consideravelmente menores do que os riscos de manter a obesidade. “O risco dele ter um infarto, de ter um AVC, de ter um câncer, é muito maior do que a cirurgia nos dias de hoje”, finaliza Mauad, ressaltando a importância de realizar o procedimento em centros especializados e com equipes qualificadas.

Estudo aponta hipoglicemia como complicação da cirurgia bariátrica

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Riscos de cirurgia bariátrica diminuíram muito, explica médico no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.