O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) confirmou que o influenciador Iuri Abraão, conhecido como Iuri Sheik foi absolvido após júri popular realizado na última terça-feira (20), no Fórum de Santo Antônio de Jesus, cidade que fica a cerca de 190 km de Salvador.
A decisão saiu por volta das 19h, após dez horas de julgamento, que foi composto por sete pessoas da sociedade civil, cuja maioria acolheu o argumento da defesa.
Iuri era acusado de assassinar William Oliveira durante uma festa em 2019. Na época, o empresário da banda baiana Black Style tinha 27 anos.
O influenciador foi recebido com hostilidade e foi chamado de assassino. Depois do resultado do júri, ele fez um post de agradecimento nas redes sociais. “O papai está voltando”, escreveu. Iuri ressaltou que foi orientado a não falar com a imprensa.
O caso ganhou grande repercussão, principalmente por envolver uma pessoa ativa nas redes sociais que, na época, tinha mais de 200 mil seguidores no Instagram. Hoje são cerca de 38 mil seguidores.
O advogado do influencer declarou, em coletiva de imprensa, que “Iuri é, além de tudo, um ser humano, um homem como qualquer outra pessoa que, no momento de medo, só buscou se defender”. A defesa disse ainda que foi uma atitude de legítima defesa.
À CNN, o Ministério Público do Estado (MP-BA) afirmou que já recorreu contra a sentença, por considerar que o resultado não correspondeu às provas dos autos. Então é possível que esse júri seja anulado e um novo julgamento seja marcado. É o que esperam os familiares de William, que acompanharam o julgamento e torciam pela condenação máxima do influenciador.
Para o MP-BA, o influenciador matou o empresário por motivo fútil: um desentendimento em uma festa. Ele estava armado e atirou contra a vítima.
Sheik chegou a ficar preso no Completo Penitenciário da Mata Escura, na capital baiana, por um período de dois anos após o crime. Ele foi solto após a Justiça conceder um habeas corpus e, desde então, aguardava o julgamento em liberdade.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Réu por homicídio, influenciador Iuri Sheik é absolvido após júri popular no site CNN Brasil.