Jony Ive, o veterano ex-diretor de design da Apple creditado por moldar o design dos produtos da empresa, está se juntando à OpenAI, criadora do ChatGPT. A OpenAI se fundirá com a empresa de tecnologia de Ive, a io, de acordo com um anúncio conjunto de Ive e do CEO da OpenAI, Sam Altman.
O acordo está avaliado em cerca de US$ 6,5 bilhões, segundo relatórios do The Wall Street Journal, Bloomberg e outros veículos de mídia. A OpenAI anteriormente detinha uma participação de 23% na io, de acordo com o The New York Times.
Porta-vozes da OpenAI não responderam imediatamente ao pedido de comentário da CNN sobre a avaliação do acordo.
Ive e sua empresa de design independente, LoveFrom, assumirão as responsabilidades de design para a OpenAI e io, de acordo com um vídeo de anúncio no site da OpenAI. Eles planejam anunciar seu trabalho no próximo ano, também disse o vídeo.
A colaboração chega em um momento crítico para as empresas de tecnologia, que estão correndo para incorporar IA em seus softwares e construir novos produtos alimentados pela tecnologia, desde óculos inteligentes até joias e novos tipos de dispositivos portáteis.
“Acho que temos a oportunidade aqui de reimaginar completamente o que significa usar um computador”, disse Altman no vídeo. Ive vinha colaborando com a OpenAI há dois anos, segundo o anúncio.
Ele tem trabalhado com a OpenAI em um produto que “usa IA para criar uma experiência computacional menos socialmente disruptiva que o iPhone”, reportou o Times em setembro.
Altman disse no vídeo que recentemente recebeu um protótipo do dispositivo, que ele descreveu como “a peça de tecnologia mais legal que o mundo já viu”. Nenhum detalhe concreto surgiu sobre o produto.
Ive desempenhou um papel fundamental no design de produtos da Apple, desde o iPhone até o iMac e até mesmo a sede da empresa, o Apple Park. Ele deixou a empresa em 2019 após quase 30 anos para iniciar sua própria firma.
Ive é amplamente creditado por estabelecer a icônica estética elegante da Apple e reviver a fortuna da empresa no final dos anos 1990. Quando Ive deixou a empresa, o CEO Tim Cook disse em um comunicado à imprensa que seu “papel no renascimento da Apple não pode ser subestimado”.
A OpenAI é vista como líder no espaço de IA para consumidores; seu popular chatbot ChatGPT colocou a IA em evidência no final de 2022, levando gigantes da tecnologia e startups a moldarem seus produtos em torno da tecnologia.
A Apple faz parceria com a OpenAI para integrar o ChatGPT em sua assistente virtual Siri.
O anúncio de Ive e Altman vem um dia depois que o Google delineou seus planos para lançar óculos inteligentes com IA, um produto que acredita poder ser a próxima iteração do computador pessoal.
Os óculos inteligentes Ray-Ban da Meta já foram um sucesso relativo entre os consumidores; pelo menos 2 milhões de pares foram vendidos. Mas alguns novos estilos de dispositivos tecnológicos construídos em torno da promessa de facilitar interações com IA, como o Humane AI Pin, não agradaram aos consumidores.
“Os produtos que estamos usando para entregar e nos conectar a tecnologias inimagináveis têm décadas de idade”, disse Ive no vídeo. “E então é apenas bom senso pelo menos pensar que certamente há algo além desses produtos legados.”
8 em cada 10 pessoas consideram usar IA para decisões financeiras
Este conteúdo foi originalmente publicado em Ex-designer da Apple, Jony Ive, se une a OpenAI em acordo de US$ 6,5 bi no site CNN Brasil.