O governo de Minas Gerais inaugurou, nesta terça-feira (20), um Centro Integrado de Inteligência Cibernética (Ciberint). O espaço é o primeiro voltado à atuação na prevenção, neutralização e repressão a atos criminosos relacionados a discursos extremistas e à violência em escolas.
O local foi equipado com computadores modernos, dotados de tecnologia avançada, permitindo que representantes de diferentes instituições atuem de forma integrada no monitoramento de redes sociais, jogos on-line, fontes abertas, deep web e dark web, identificando ameaças de ataques em escolas, bem como no combate a demais crimes virtuais.
O projeto recebeu um aporte de R$ 3 milhões do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) após concorrer com outro 700 projetos. O Ciberint ficou em primeiro lugar e o valor foi utilizado na estruturação do laboratório localizado.
De acordo com o governo mineiro, o investimento em tecnologia e conhecimento cibernético para navegar em ambientes comumente utilizados pelos jovens na internet permitirá prevenir e neutralizar tais ataques.
O Ciberint também será um centro de pesquisa, recebimento, tratamento e difusão de denúncias entre todas as instituições com atuação na temática. O governo afirma que atua desde 2023 para prevenir a violência nas escolas, no entanto, a complexidade para evitar o uso da internet na organização de crimes nas escolas exigia recursos mais modernos e o Ciberint surgiu nesse mote, com um ágil compartilhamento de informações entre as forças de segurança e instituições parceiras, como o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
O governo afirmou ainda que a estrutura também será usada nas investigações depois que crimes são cometidos.
“Será utilizado para isso, mas o nosso principal objetivo é identificar aqueles jovens que estejam em situação que demande a atuação da família, da justiça, das estruturas médicas. Nós já temos vários casos que foram resolvidos a partir do nosso esforço digital. Até o momento, 43 casos já foram solucionados e ataques impedidos pela atuação das nossas polícias. Nós temos certeza que, com essa nova estrutura, esse número vai crescer exponencialmente”, afirmou o vice governador Mateus Simões (Novo).
O Ciberint funcionará na sede da Agência Central de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Publica (Sejusp) no Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Este conteúdo foi originalmente publicado em MG inaugura centro de inteligência para prevenir violência nas escolas no site CNN Brasil.