Ex-comandante do Exército de Lula diz não saber motivo de sua demissão

O general Julio Cesar de Arruda, ex-comandante do Exército, afirmou nesta quinta-feira (22) que desconhece o motivo de sua exoneração do cargo. A declaração foi dada durante depoimento à Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Arruda foi o primeiro comandante do Exército nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Assumiu o posto em dezembro de 2022, mas foi exonerado 23 dias depois, em meio à crise provocada pelos ataques às sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023.

Durante o seu depoimento, ao ser questionado se sabia por que havia sido retirado do cargo, o general respondeu: “Eu não sei por que deixei. Essa pergunta tem que ser feita para quem me nomeou e quem me exonerou.”

Ele também explicou que a nomeação e a exoneração do comandante do Exército são prerrogativas exclusivas do presidente da República, que pode tomar essas decisões sem a necessidade de justificar publicamente os motivos.

Arruda prestou depoimento como uma das testemunhas de defesa de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que se tornou delator no processo que apura um suposto plano para manter Bolsonaro no poder após ele perder as eleições de 2022.

Durante seu depoimento, o general negou que tenha impedido a entrada da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) no Quartel-General do Exército, onde manifestantes acampavam no dia dos ataques.

O comandante também rejeitou qualquer envolvimento com planos de golpe ou tentativas de impedir a posse de Lula. O general também negou que tenha recebido qualquer oferta para aceitar um plano de golpe em 2022.

Além de Arruda, o STF ouviu o depoimento de outros sete militares nesta quinta-feira. As oitivas duraram cerca de 1h20.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ex-comandante do Exército de Lula diz não saber motivo de sua demissão no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.