SC descarta um caso de gripe aviária e mantém três sob investigação no Oeste e Sul do estado

    Foto: Reprodução

O governo de Santa Catarina descartou um dos casos suspeitos de gripe aviária que estava sob investigação no município de Ipumirim, no Oeste do estado. De acordo com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), as análises laboratoriais realizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) deram resultado negativo para a doença em um aviário comercial da cidade.

Apesar da boa notícia, três casos seguem em investigação: dois no Oeste, nas cidades de Chapecó e Concórdia, e um no Sul, em Garopaba. Nos dois primeiros, a suspeita envolve galinhas criadas para subsistência. Já em Garopaba, o caso é relacionado a um pássaro silvestre da espécie quero-quero.

O alerta em Santa Catarina foi intensificado após a confirmação do primeiro foco da doença no Brasil, registrado em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. A Cidasc informou que reforçou as ações de defesa sanitária animal em todo o estado, como parte das medidas previstas no Plano Nacional de Contingência.

Em nota, o Mapa tranquilizou a população, destacando que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos devidamente inspecionados. “A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, informou o órgão.

O Ministério também reforçou que o risco de transmissão da influenza aviária para humanos é baixo. Quando ocorre, geralmente está associado a profissionais que mantêm contato direto e intenso com aves infectadas, vivas ou mortas.

A Cidasc segue monitorando os casos e informou que divulgará uma nova nota assim que houver atualização dos resultados laboratoriais.

 

 

O post SC descarta um caso de gripe aviária e mantém três sob investigação no Oeste e Sul do estado apareceu primeiro em Rádio Super FM 99,9.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.