O Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 pode ter um dos cenários mais imprevisíveis dos últimos anos. A avaliação é do atual campeão mundial, Max Verstappen, da Red Bull, que comentou nesta quinta-feira (22) sobre a nova regra que obriga os pilotos a realizarem duas paradas nos boxes durante a corrida.
A mudança foi introduzida para tornar a prova mais emocionante no tradicional circuito urbano, conhecido por suas curvas apertadas e pela dificuldade extrema de ultrapassagem — fatores que frequentemente tornam a corrida monótona e processional.
“Pode ser algo bem direto ou completamente caótico, dependendo dos momentos de entrada do safety car ou das decisões estratégicas que tomarmos”, avaliou Verstappen, vencedor em Mônaco por duas vezes. “Normalmente, com uma parada, depois de um bom pit stop, você só precisa manter o foco até o fim e evitar bater no muro. Mas com duas paradas, talvez vejamos apostas, tentativas de adivinhar o momento certo para parar. Pode apimentar um pouco mais a corrida“.
Líder do campeonato e segundo colocado em Mônaco no ano passado, o australiano Oscar Piastri, da McLaren, também comentou a novidade. Para ele, a mudança beneficia especialmente quem não largar na pole position.
“Ainda acho que 90% de Mônaco se resolve na classificação”, afirmou. “Mas agora ficou muito mais complicado com duas paradas obrigatórias e o uso dos três compostos de pneus. Isso deve embaralhar tudo para todo mundo”.
Piastri destacou que, mesmo para equipes de ponta como a sua, a nova regra representa um desafio extra: “Minha cabeça ainda está tentando se recuperar das reuniões de estratégia que tivemos hoje”, brincou.
Já o piloto da Williams, Alex Albon, demonstrou preocupação de que a mudança possa, na prática, não cumprir seu objetivo de agitar a corrida.
“O maior ponto, se você conversar com qualquer estrategista, é que ninguém sabe como isso vai se desenrolar”, disse. Ele citou possibilidades como paradas no fim da primeira volta ou uso de estratégias de equipe para segurar o pelotão e criar janelas livres para paradas, o que pode manter a previsibilidade da prova.
(Reportagem de Alan Baldwin, edição de Toby Davis)
Este conteúdo foi originalmente publicado em Max Verstappen prevê corrida caótica em Mônaco com mudança no regulamento no site CNN Brasil.