O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta quinta-feira (22) que a quantidade de pedidos pelo reembolso por descontos não autorizados chegaram a 1,9 milhão.
Os que autorizaram os repasses somam 43.043.
Os dados foram divulgados em balanço sobre pedidos feitos por meio do aplicativo “Meu INSS” e pela “Central de Atendimento 135”, até às 17h de hoje.
Pedidos de reembolso
O INSS iniciou há nove dias a abertura dos pedidos de ressarcimento dos valores descontados indevidamente pelas fraudes no INSS.
O serviço de solicitação de reembolso está disponível no aplicativo “Meu INSS” e na “Central de Atendimento 135”.
A partir dos pedidos, o INSS encaminhará a contestação à associação ou sindicato informando que o aposentado ou pensionista não reconhece a cobrança.
A entidade terá até 15 dias úteis para apresentar documentos que comprovem a autorização da cobrança. Caso não consiga, contará com mais 15 dias para realizar a devolução do valor.
A quantia não será depositada diretamente na conta dos aposentados ou pensionistas, como forma de proteger os dados bancários e prevenir novas fraudes, mas, sim, restituído ao INSS, responsável por repassar o montante aos beneficiários.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Fraude no INSS: quase 2 milhões pediram reembolso por descontos indevidos no site CNN Brasil.