A Universidade de Harvard está abrindo uma nova frente em sua batalha judicial contra o governo Trump, entrando com uma ação em um tribunal federal nesta sexta-feira (23) em resposta à decisão do governo de revogar a permissão da instituição de ensino superior de matricular estudantes internacionais.
A queixa apresentada pela instituição de ensino superior mais antiga e rica do país argumenta que a decisão de quinta-feira (22) de retirar a instituição do Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio do Departamento de Segurança Interna viola a lei.
“Trata-se do mais recente ato do governo em clara retaliação ao fato de Harvard exercer seus direitos garantidos pela Primeira Emenda, rejeitando as exigências do governo para controlar a governança, o currículo e a ‘ideologia’ de seu corpo docente e alunos”, segundo uma cópia da queixa fornecida por Harvard.
Harvard está solicitando a um juiz que bloqueie imediatamente a ordem da Secretária de Segurança Interna, Kristi Noem.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Harvard processa governo Trump por proibição de estudantes estrangeiros no site CNN Brasil.