
Essa foi a primeira vez que o estudo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pesquisa a quantidade de pessoas que afirmam ter o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mato Grosso possui 41.247 pessoas que declararam ter recebido o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com dados do Censo 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (23).
🔎 Durante a realização do último censo demográfico, a inclusão do quesito sobre autismo foi determinada pela Lei nº 13.861 de julho de 2019, que alterou a Lei nº 7.853 de outubro de 1989. Com a mudança, foi incluído as especificidades inerentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos censos demográficos.
O número de diagnósticos foi maior entre os homens, sendo 1,3%, em comparação a 0,9% entre as mulheres, o que equivale a cerca de 24,6 mil homens e 16,6 mil mulheres diagnosticadas.
Entre os municípios, as maiores proporções foram registradas em São José do Xingu (2,5% da população residente) e Reserva do Cabaçal (1,9%).
Por outro lado, os menores índices foram em Alto Boa Vista e Canabrava do Norte, ambos com 0,1% da população com um diagnóstico declarado de autismo.
Pessoas com TEA censo 2022
IBGE
Já o recorte por raça indicou que o maior percentual de diagnósticos ficou entre pessoas brancas, com 1,3%, totalizando 14.999 mato-grossenses.
O menor percentual está entre as pessoas que se autodeclararam indígenas, com 0,4%, sendo 216 indivíduos. Já em números absolutos, o maior índice foi registrado pela população parda, com 22.216 pessoas.
Pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Em um ano, 200 mil alunos com autismo foram matriculados em escolas comuns
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp