A deputada estadual Janaína Riva (MDB), o senador Wellington Fagundes (PL) e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) lideram as intenções de voto para o governo do Mato Grosso, de acordo com um levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta sexta-feira (23).
No primeiro cenário, Janaína aparece numericamente à frente, com 21,9%, das intenções de voto. Pela margem de erro, de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, há empate técnico com Wellington, que surge na segunda colocação, com 19,4%. Já Pivetta tem 16,9%, o que significa empate técnico com ambos os primeiros colocados — embora com Janaína o empate ocorra somente no limite da margem de erro (veja detalhes no gráfico abaixo).
O levantamento considerou entrevistas feitas com 1.540 eleitores em 60 municípios mato-grossenses entre os dias 7 e 11 de maio. O nível de confiança é de 95%.
O instituto ainda simulou mais três cenários, com outros eventuais candidatos. Veja os resultados:
Cenário 1
Cenário 2
Cenário 3
Além disso, a pesquisa também ouviu os entrevistados sobre intenção de votos para o Senado Federal. O atual governador Mauro Mendes (União Brasil) e Janaína Riva são os favoritos, com 60,8% e 29,2%, respectivamente.
Nas eleições gerais de 2026, serão renovados dois terços da Casa, o que significa que cada estado e o DF elegerão dois senadores, cada.
Avaliação do governo de Mauro Mendes
De acordo com a Paraná Pesquisas, a gestão do atual governador é classificada por 67,5% dos eleitores como “ótima” ou “boa” e por 6,8% como “ruim” ou “péssima”.
Aprovação do governo de Mauro Mendes
Já o índice de aprovação da administração federal é de 82,7%, enquanto o de desaprovação está em 13,1%.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Pesquisa: Janaína, Wellington e Pivetta lideram disputa pelo governo de MT no site CNN Brasil.