Festival de Cannes: veja destaques da 78ª edição do evento

A 78ª edição do Festival de Cannes se encerra neste sábado (24) com a entrega da Palma de Ouro, o prêmio máximo da competição. Dos mais de 50 títulos exibidos no festival, 22 concorrem como Melhor Filme, entre eles, “O Agente Secreto”, do diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho.

Ao todo, foram 12 dias de evento, com celebridades desfilando no tapete vermelho, aplausos que chegaram a 19 minutos e homenagens para celebridades como Robert De Niro e Denzel Washington.

Confira destaques da 78ª edição do Festival de Cannes

Leonardo DiCaprio entregou Palma de Ouro honorária para Robert De Niro

O ator Robert De Niro, 81, recebeu uma Palma de Ouro honorária durante a abertura da 78ª edição do Festival de Cannes, pelo conjunto de sua obra. Além do seu trabalho como ator, De Niro foi reverenciado pelo seu empenho na revitalização da cena artística de Nova York, nos Estados Unidos, ao fundar o Festival de Tribeca, em 2002.

Em seu discurso, o homenageado realizou críticas a Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos.


Robert De Niro recebeu o Palma de Ouro honorária das mãos de Leonardo DiCaprio na abertura da 78ª edição do Festival de Cannes • Andreas Rentz/Getty Images

Brasileiras cruzaram tapete vermelho do evento cinematográfico

As modelos brasileiras Alessandra Ambrósio, 44, e Isabeli Fontana, 41, compareceram à abertura da 78ª edição do Festival de Cannes. Ao longo da premiação, outros nomes como Marina Ruy Barbosa, Anttónia, Camila Queiroz, Camila Pitanga e Erika Schneider também marcaram presença no evento cinematográfico.


Marina Ruy Barbosa no tapete vermelho no Festival de Cannes • Reprodução/Instagram

Tom Cruise se reuniu com elenco de “Missão Impossível”

O ator Tom Cruise, 62, e o restante do elenco de “Missão Impossível: O Acerto Final”, se reuniram no tapete vermelho do Festival de Cannes para a exibição do oitavo e potencialmente último filme da franquia, que foi ovacionado por cinco minutos.


Angela Bassett, Erik Jendresen, Eddie Hamilton, Greg Tarzan Davis, Hayley Atwell, Tom Cruise, Pom Klementieff, Simon Pegg, Esai Morales, Tramell Tillman, Hannah Waddingham e Christopher McQuarrie no tapete vermelho do Festival de Cannes • Monica Schipper/Getty Images

Festival proibiu nudez no tapete vermelho

Poucos dias antes do início do evento, os organizadores anunciaram que o evento proibiria nudez no tapete vermelho, bem como em qualquer outra área do festival e roupas “excessivamente volumosas”, com cauda longa, por exemplo.

Com a decisão, a atriz Halle Berry, 58, revelou que precisou fazer uma mudança de última hora em seu visual após a divulgação das novas regras do Festival de Cannes.


Halle Berry durante segundo dia do Festival de Cannes 2025 • Stephane Cardinale – Corbis/Corbis via Getty Images

Ator acusado de agressão sexual foi vetado do tapete vermelho

A organização do Festival de Cannes vetou a passagem de Theo Navarro-Mussy no tapete vermelho devido às acusações de agressão sexual que o ator enfrenta, segundo a revista francesa de cinema e TV Télérama. Ele faz parte do elenco de “Dossier 137”, que foi aplaudido por oito minutos.

Após a decisão, o do filme, Dominik Moll, 63, se pronunciou e disse que compreendeu a medida. “Eu entendo a decisão deles, porque eles tinham um compromisso de não indicar pessoas acusadas de violência e violência sexual”, disse.


Theo Navarro-Mussy, ator • Edward Berthelot/Getty Images

Estreia de “O Agente Secreto” marcada por chegada com bloco de frevo e aprovação máxima da crítica

Durante a estreia de “O Agente Secreto” no Festival de Cannes, Wagner Moura aproveitou para dançar frevo e protagonizar um dos momentos mais espontâneos do festival.

O thriller sobre a ditadura foi ovacionado em sua estreia, conquistando 13 minutos de aplausos em sua exibição em Cannes, além ter recebido aprovação máxima da crítica.

A imprensa internacional já começou a destacar o filme após a estreia em Cannes, alguns, inclusive, relacionando-o a “Ainda Estou Aqui”. A presença do astro brasileiro Wagner Moura também dá força e visibilidade ao título no cenário hollywoodiano, já que ele se dedicou à carreira internacional nos últimos anos.


Wagner Moura dançou durante o tapete vermelho de “O Agente Secreto” em Cannes • Instagram/Ministério da Cultura

Denzel Washington recebe Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes

Além de Robert De Niro, o ator Denzel Washington também foi agraciado com a Palma de Ouro honorária do Festival de Cannes de 2025.

O astro foi surpreendido com o prêmio após a exibição de “Highest 2 Lowest”, nova produção do diretor Spike Lee. “Isso é realmente uma surpresa para mim, então estou muito emocionado”, disse o ator ao público, que o ovacionou no local.


Denzel Washington
Denzel Washington foi homenageado durante o Festival de Cannes • Ethan Miller/Getty Images

Kristen Stewart e Scarlett Johansson estrearam na direção

Depois de mais de duas décadas em frente às câmeras, Kristen Stewart, 35, decidiu ficar atrás das lentes ao dirigir “The Chronology of Water”. Além dela, a estrela de Hollywood Scarlett Johansson, 40, também estreou como diretora no Festival de Cannes com “Eleanor The Great”.

Ambas competiram na mostra paralela Un Certain Regard, que dá destaque a novos cineastas, mas não foram premiadas.


Kristen Stewart na estreia de “The Chronology of Water” no Festival de Cannes de 2025 • Pascal Le Segretain/Getty Images

Filme aclamado por 19 minutos se tornou um dos mais aplaudidos em Cannes

“Sentimental Value”, o novo filme do diretor Joachim Trier, foi aclamado por 19 minutos após a sua estreia no Festival de Cannes. Com a conquista, o longa-metragem se tornou um dos mais aplaudidos na história do evento.

O momento, que não necessariamente indica quem levará o Palma de Ouro, já se tornou uma marca registrada da mostra cinematográfica, já se tornou um “termômetro” de como a obra é recebida pelo público.


“Sentimental Value” estreou no Festival de Cannes • Divulgação

Atriz de coprodução brasileira é premiada em mostra paralela de Cannes

A atriz cabo-verdiana Cleo Diára, estrela do filme “O Riso e a Faca”, que tem coprodução brasileira, foi premiada em uma mostra paralela no Festival de Cannes.

Na mostra intitulada Un Certain Regard, considerada a segunda mais importante do evento cinematográfico, o prêmio máximo foi concedido ao filme chileno “La Misteriosa Mirada Del Flamenco”, o primeiro longa-metragem do diretor Diego Céspedes. Veja todos os vencedores.


Equipe do filme "O Riso e a Faca" em Cannes, em 2025
Equipe do filme “O Riso e a Faca” em Cannes, em 2025 • Divulgação

Veja também: “O Agente Secreto”: filme brasileiro é ovacionado por 13 minutos em Cannes

Saiba quais filmes brasileiros foram selecionados para Cannes

Este conteúdo foi originalmente publicado em Festival de Cannes: veja destaques da 78ª edição do evento no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.