Fox Sports estreia na transmissão das 500 Milhas de Indianápolis com câmeras inéditas e tecnologia avançada

Os pilotos Robert Shwartzman, Louis Foster e Nolan Siegel não serão os únicos estreantes nas 500 Milhas de Indianápolis deste ano. Pela primeira vez, a Fox Sports também fará sua estreia na produção e transmissão da corrida, assumindo os direitos exclusivos do campeonato NTT IndyCar Series a partir de 2025.

“Não aparecem muitas oportunidades na carreira como essa, de colocar sua marca em algo que pertenceu a outro grupo por tanto tempo”, afirmou Michael Davies, vice-presidente executivo de operações técnicas e externas da Fox Sports. A emissora assume o lugar da NBC Sports, que transmitia o evento desde 2019, após uma longa era sob a tutela da ABC.

Apelidada internamente de “mini-Super Bowl” pelos executivos da Fox, a cobertura da 109ª edição da tradicional prova, que ocorre no domingo, dia 25 de maio, terá produção totalmente presencial, sem apoio de centros remotos para replays e gráficos, como ocorre em outros eventos da emissora. Para isso, a Fox contará com os caminhões da IMS Productions, parceira histórica do evento, e com a estrutura da Game Creek Video, composta por três carretas expansíveis de 53 pés.

Uma das grandes novidades técnicas será a produção em 1080p HDR com distribuição em 4K upconvertido, algo inédito na história da corrida. Segundo Davies, o novo padrão permite capturar com mais fidelidade as cores e o visual do evento.

Minúscula câmera é usada para capturar imagens na perspectiva dos olhos do piloto (Foto: Fox Sports)

Entre os destaques da cobertura, está o uso de seis câmeras acopladas ao capacete dos pilotos, uma estreia nas 500 Milhas de Indianápolis. O recurso já foi adotado em categorias como Fórmula 1 e Fórmula E, mas nunca havia sido implementado na Indy. “A câmera no capacete dá uma visão de dentro para fora, mostrando exatamente o que o piloto está vendo, inclusive as mãos no volante e a vibração do carro”, explicou Davies. Os equipamentos, considerados os menores atualmente usados em transmissões esportivas, estarão com Josef Newgarden, Scott Dixon, Alex Palou, Will Power, Marcus Ericsson e Felix Rosenqvist.

Além disso, a Fox levará à pista duas plataformas aéreas da Beverly Hills Aerials: um drone DJI Inspire adaptado com câmera de broadcast, e um drone de corrida FPV capaz de atingir até 90 km/h. Ambos foram autorizados a sobrevoar o público com segurança.

A cobertura também contará com elementos gráficos de realidade aumentada e o já conhecido “Ghost Car”, usado nas transmissões de NASCAR. Esse recurso sobrepõe uma volta virtual ideal à imagem da corrida real, permitindo comparar desempenhos em tempo real. A tecnologia é viabilizada por sistemas da SportsMEDIA Technology (SMT), que também permitem exibir HUDs (head-up displays) com informações como velocidade e posição dos carros.

“Estamos trazendo muito do que usamos na NASCAR, mas com total respeito à tradição da Indy. Somos novatos aqui e confiamos na experiência da IMS Productions para dar conta da essência da prova. Eles são o verdadeiro motor dessa cobertura”, concluiu Davies.

Acompanhe a Panorama Audiovisual no Facebook e YouTube

O post Fox Sports estreia na transmissão das 500 Milhas de Indianápolis com câmeras inéditas e tecnologia avançada apareceu primeiro em Panorama Audiovisual Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.