Mensagem exagera e distorce regra de vacinação contra HPV para pessoas até 45 anos no Rio

Boatos.org

Boato – O município do Rio de Janeiro estaria oferecendo a vacina contra HPV gratuitamente para todas as pessoas de até 45 anos. 

Análise

Circula nas redes sociais uma mensagem de “utilidade pública” com um alerta sobre a vacinação contra o HPV no município do Rio de Janeiro. De acordo com o texto, a cidade estaria oferecendo gratuitamente a vacina para todas as pessoas, homens e mulheres, com idade de até 45 anos.

A informação viraliza com apelos sobre o alto custo da vacina na rede privada e sua importância na prevenção do câncer do colo do útero. Confira a seguir o texto que está sendo compartilhado:

UTILIDADE PÚBLICA O MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO ESTÁ DANDO VACINA DE HPV DE GRAÇA EM PESSOAS (MULHERES E HOMENS) DE ATÉ 45 ANOS!!! Lembrando que HPV é responsável por quase 100% dos casos de CANCER DE COLO DE ÚTERO, e a vacina custa muito caro em clinicas particulares! Se você ta dentro da faixa etária, não perde essa oportunidade!!! Confere nos postos perto de você!

Checagem

O conteúdo tem gerado dúvidas e pode motivar corridas a unidades de saúde, pois sugere que a vacinação estaria disponível sem restrições. Mas se trata de uma distorção. Para checar, vamos responder o seguinte: 1) Rio de Janeiro dá vacina de HPV de graça para todos até 45 anos? 2) Quem pode tomar a vacina de HPV pelo SUS até os 45 anos no Rio? 3) Por que é importante se imunizar contra a doença?

Rio de Janeiro dá vacina de HPV de graça para todos até 45 anos?

Não. A mensagem que aponta que todas as pessoas com até 45 anos podem receber a vacina contra o HPV gratuitamente está errada. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informa que a vacina segue disponível para adolescentes conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), e só está liberada para adultos até 45 anos em situações específicas. A recomendação geral ainda é a vacinação de meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Quem pode tomar a vacina de HPV pelo SUS até os 45 anos no Rio?

Segundo as diretrizes do Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, a vacina contra o HPV está disponível para pessoas de até 45 anos nos seguintes casos específicos: pessoas vivendo com HIV/AIDS, transplantados, pacientes oncológicos, vítimas de violência sexual, portadores de papilomatose respiratória recorrente e usuários de profilaxia pré-exposição (PrEP). Essas informações podem ser confirmadas em fontes oficiais como o Voz das Comunidades e o site da própria Prefeitura do Rio.

Por que é importante se imunizar contra a doença?

A vacinação contra o HPV é uma das formas mais eficazes de prevenir diversos tipos de câncer, incluindo o câncer do colo do útero, que é quase sempre causado por esse vírus. Além disso, o HPV está relacionado a casos de câncer de pênis, ânus, garganta e verrugas genitais. Justamente por isso, a imunização tem sido recomendada de forma rotineira para adolescentes, antes do início da vida sexual, período em que a eficácia da vacina é maior.

Vale lembrar que informações falsas ou imprecisas sobre a vacina circulam com frequência, como já mostramos em outras checagens sobre o HPV e outras alegações falsas relacionadas ao tema.

Conclusão

O conteúdo que circula nas redes sociais sobre a vacinação contra o HPV no Rio de Janeiro exagera e distorce as regras reais. A imunização gratuita para pessoas de até 45 anos existe, mas é restrita a grupos específicos, como imunossuprimidos, usuários de PrEP e vítimas de violência sexual. Portanto, a mensagem viral é uma fake news.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

The post Mensagem exagera e distorce regra de vacinação contra HPV para pessoas até 45 anos no Rio appeared first on Boatos.org.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.