Após 230 anos, EUA param de produzir moedas de 1 centavo; e agora?

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou na quinta-feira (22) que planeja começar a descontinuar a produção da moeda de um centavo, que vem sendo cunhada há mais de 230 anos.

No entanto, o penny continuará sendo moeda corrente e permanecerá em uso em milhares de estabelecimentos comerciais pelo país nos próximos anos.

“Se observarmos a experiência do Canadá, no primeiro ano após pararem de produzir, não houve nenhuma mudança nas transações”, disse Jeff Lenard, porta-voz da Associação Nacional de Lojas de Conveniência, à CNN.

As lojas de conveniência realizam mais transações em dinheiro do que qualquer outro grupo, cerca de 32 milhões por dia, ou aproximadamente 20% do total de compras de seus clientes, afirmou Lenard.

A Federação Nacional do Varejo, que representa a maioria das grandes redes de lojas dos EUA e milhares de pequenos varejistas, também prevê que seus membros continuarão usando as moedas mesmo após a produção ser interrompida no início do próximo ano, embora antecipe que muitos arredondarão as transações em dinheiro para a moeda mais próxima quando o fornecimento começar a ficar escasso.

“O principal objetivo dos varejistas é atender os clientes e tornar essa transição o mais suave possível”, disse Dylan Jeon, diretor sênior de relações governamentais da NRF.

Estima-se que existam 114 bilhões de moedas de um centavo estão atualmente em circulação, mas elas são “severamente inutilizadas”, segundo o Departamento do Tesouro. Para o órgão, muitas estão em potes, gavetas de tralhas ou em outros locais acumulando poeira.

Os cálculos indicam que todas essas moedas poderiam preencher aproximadamente 13 andares de altura. Muitas pessoas nem aceitam como troco, depositando-as nos recipientes de “deixe um penny, pegue um penny” nos caixas das lojas.

Transações eletrônicas, como compras com cartão de crédito e débito, continuarão sendo calculadas até o centavo, disse Lenard, com apenas as transações em dinheiro sendo arredondadas.

Mesmo em países como o Canadá, onde a produção do penny foi descontinuada, a moeda permanece como meio de pagamento legal até hoje. O ministério das finanças canadense afirmou que elas mantêm seu valor para transações “indefinidamente”, apesar da produção ter parado em 2012.

Se um cliente quiser usar um penny para completar uma transação, a maioria dos varejistas provavelmente permitirá, disse Lenard. “Existe um ditado no varejo: “Nunca perca um cliente por causa de um centavo””, disse ele. “Eu nunca tinha pensado nesses termos, mas isso se aplica ainda mais aqui. Acho que se alguém quiser pagar com penny, a maioria dos varejistas vai preferir manter esses clientes satisfeitos.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.