Presidente da CBF fala sobre calendário e quer redução dos estaduais

Samir Xaud, novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, falou em seu discurso de posse sobre o calendário do futebol nacional. A ideia do mandatário é de realizar uma reorganização nas datas e diminuir os estaduais.

Em seu primeiro discurso, Xaud ressaltou que sua prioridade é a “adequação do calendário do futebol brasileiro”:

“É compromisso dessa gestão implementar imediatamente mudanças significativas no calendário das competições. Assumo o compromisso de promover, entre outras medidas, a reorganização dos campeonatos estaduais para um calendário de no máximo 12 datas, sem comprometimento da qualidade e da sustentabilidade financeira dessas competições.

Que fique claro: essa reorganização do calendário é necessária, mas não significa uma desvalorização dos campeonatos estaduais. Entendemos que são os estaduais que movimentam economias locais, mantêm viva a tradição de futebol nos quatro cantos do país e fortalecem o sentimento de pertencimento entre torcedores e seus times do coração.

Eles são, em muitos casos, a única oportunidade de visibilidade para centenas de atletas, técnicos e profissionais do esporte. Nossa ideia é que essa reorganização do calendário seja acompanhada de outras medidas de valorização dos campeonatos estaduais. Valorizar os estaduais é valorizar o futebol como um todo”, disse Samir Xaud.

O roraimense Samir Xaud, de 41 anos, foi eleito neste domingo (25) como novo mandatário da CBF e comandará a entidade até 2029.

Xaud conseguiu 103 pontos de 143 possíveis no pleito. A Federação Paulista de Futebol foi a única entre as federações que não votou.

A chapa de Samir Xaud, nomeada “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, foi a única inscrita para a eleição, que precisou ser marcada após o afastamento do presidente anterior, Ednaldo Rodrigues.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.