Evento em parceria com a Fundação Cultural celebrou aniversário da Udesc Balneário Camboriú

Música, arte e cultura marcaram o aniversário de 60 anos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e os 15 anos da unidade da instituição em Balneário Camboriú – o Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi). O evento, aberto à comunidade, foi realizado no sábado (24), na Udesc Balneário Camboriú, no Bairro Nova Esperança.

O “Celebra Udesc: Esporte, Arte e Cultura” contou com apoio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, que integrou a programação do evento com apresentações artísticas de música e dança, exposição de artes visuais, oficina de artesanato, feira com participação de feirantes locais e uma mostra de artesanato que destaca os talentos da região.

Estiveram presentes no evento autoridades políticas e personagens que participaram da história da universidade. No cerimonial de abertura, foi abordado sobre o contexto histórico da Udesc de Balneário Camboriú e entregue homenagens para aqueles que lutaram por ela.

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, afirmou que foi uma honra estar presente no evento para celebrar o aniversário da universidade enquanto poder público.

“Certamente, passa um filme pela minha cabeça, porque eu lembro em 2010 de toda a luta do então governador Leonel Pavan, meu pai, onde a força da juventude da Udesc não mediu esforços para buscar aquilo que eles tanto queriam, que era instalar a Udesc em Balneário Camboriú. E aqui foram mencionadas tantas homenagens, mas é importante destacar que todo esse trabalho foi de forma coletiva, com muitas pessoas envolvidas”, ressaltou.

O diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder, também fez parte da história da universidade como estudante e servidor público. Para ele, celebrar o aniversário da Udesc com apoio da fundação é continuar a história do poder público municipal com o desenvolvimento e crescimento da universidade.

“No caso da Fundação Cultural, estamos incluindo a Udesc no nosso Museu a Céu Aberto, através de um mural do artista Marcelo Urizar, contratado através do edital de credenciamento, a primeira contratação do edital de credenciamento da nossa gestão para estimular os artistas locais. E também por meio de projetos como o Olhares da Vila, de oficinas de audiovisual, vamos dar esse suporte. É só o início de uma parceria da Fundação Cultural com a Udesc de Balneário Camboriú”, enfatizou.

Entre os homenageados esteve a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, que foi a primeira coordenadora do curso de Administração Pública e responsável pela implantação da extensão universitária em Balneário Camboriú. Ela também atuou como diretora geral da Udesc no município.

“O envolvimento dos alunos, o envolvimento da sociedade, a força e a união da juventude fizeram parte da Udesc ao longo do tempo. Eles tinham um sonho, que era ter essa universidade na região. Esse sonho foi vivido e diversas ações foram realizadas para que hoje o centro estivesse aqui. Quando eu vejo esse prédio, quando eu vejo isso tudo, eu lembro o quanto sonhamos, o quanto nós tivemos esperança e o quanto lutamos para que esse sonho se materializasse”, comentou a secretária.

O chefe de gabinete e secretário de Governo, Inovação e Orçamento, Leandro Índio da Silva, também foi homenageado por sua participação na história da universidade. Ele foi presidente do Centro Acadêmico de Administração Pública da Udesc (por dois mandatos) e liderou o grupo de estudantes que deu força e amplitude a luta pela transformação da extensão universitária da Udesc em Balneário Camboriú.

“A região na época não possuía nenhuma instituição de ensino superior pública em definitivo e a Udesc foi um grande marco. Depois dela vieram alguns polos, veio a abertura de cursos superiores nos institutos federais, também teve abertura em Itajaí, então ela, na verdade, teve também uma contribuição muito forte de instrumento emblemático para romper essa barreira. Só haviam vagas das instituições chamadas comunitárias/privadas, e hoje estamos aqui no campus que é fruto desse trabalho”, destacou Leandro.

A celebração teve início às 11h e seguiu até às 17h, com apresentações artísticas, culturais e feiras. O evento, aberto ao público, foi encerrado com a lacração de uma cápsula do tempo, que será reaberta em 20 de maio de 2040.

Udesc Balneário Camboriú

Uma das unidades mais novas da Udesc, o Cesfi foi criado em 20 de maio de 2010. Desde 2018, a unidade funciona em sede própria (Alameda Lourival Cesário Pereira, s/n – Bairro Nova Esperança), onde oferece as graduações em Engenharia de Petróleo e Administração Pública. Atualmente, a universidade conta com 60 cursos de graduação e 67 pós-graduações, oferecidos em centros de ensino localizados em dez municípios catarinenses.

___________________
Informações Adicionais:

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Secretaria Municipal de Comunicação
Jornalista: Aysla Pereira
Fotos: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022

O post Evento em parceria com a Fundação Cultural celebrou aniversário da Udesc Balneário Camboriú apareceu primeiro em Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.