
Central de golpes eletrônicos funcionava em um imóvel no Centro de Guarujá (SP). Central de golpes foi encontrada pela Polícia Civil no Centro de Guarujá (SP)
Divulgação/Polícia Civil
Cinco integrantes de uma quadrilha responsável por uma central de golpes eletrônicos foram presos por associação criminosa voltada à prática de estelionato em Guarujá, no litoral de São Paulo. Conforme apurado pelo g1 nesta terça-feira (27), o grupo pagou fiança e foi liberado da delegacia.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a Polícia Civil, a equipe de investigação da Delegacia de Guarujá desarticulou o escritório que funcionava como central de golpes em um imóvel no Centro na quinta-feira (22).
No local, os policiais flagraram os cinco criminosos aplicando os golpes por meio de computadores e telefones. A quadrilha foi detida e os aparelhos e veículos usados foram apreendidos.
Ação da quadrilha
Segundo a corporação, o grupo simulava uma central de atendimento bancário. Os suspeitos se identificavam como funcionários de um banco híbrido brasileiro e induziam as vítimas a realizarem transferências bancárias indevidas.
De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha repartia o lucro dos golpes, pois cada integrante tinha uma função:
Homem, 23 anos: dono do escritório onde os golpes aconteciam, identificado como responsável pela estrutura;
Mulher, 24, e homem, 21 anos: “telefonistas” da central, ou seja, ligavam para aplicar os golpes nas vítimas;
Mulher, 23, e homem, 25 anos: emprestavam as contas bancárias para envio do dinheiro das vítimas.
As investigações revelaram que alguns deles já estavam vinculados a outros boletins de ocorrência por fraudes semelhantes. Apesar disso, a autoridade policial arbitrou fiança criminal, que foi paga pelos suspeitos. Sendo assim, o grupo irá responder ao processo em liberdade.
Relembre: quadrilha usa site de relacionamentos para fazer sequestros
O g1 noticiou, em dezembro de 2024, que a Polícia Civil investigou uma quadrilha que usava um site de relacionamentos para atrair homens e sequestrá-los durante supostos encontros em São Vicente. Imagens das câmeras de monitoramento mostram as ações do grupo (assista abaixo). Um suspeito, de 28 anos, chegou a ser preso preventivamente.
Polícia Civil investiga quadrilha que realiza sequestros relâmpagos em São Vicente
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos