
Registro é gratuito e gera QR Code para prender na coleira com dados do tutor. O cadastro único para cães e gatos foi lançado pelo governo federal em abril desse ano. Cães e gatos agora podem ter ‘RG Animal’
Os tutores de cães e gatos de Maceió vão poder criar um documento de identificação, uma espécie de carteira de identidade, para os seus animais de estimação. A ação de cadastro do “RG Animal” vai ser realizada nesta quarta-feira (28), no Tabuleiro do Martins.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
O cadastro único para animais domésticos foi lançado pelo governo federal em abril desse ano. O registro é gratuito e gera QR Code para prender na coleira com dados do tutor.
Além dos dados do responsável, o cadastro terá o endereço, a idade, a raça e o histórico de doenças e vacinas de cada animal. O sistema também pode ser usado por ONGs ou pessoas jurídicas.
Informações necessárias na hora do cadastro
Os tutores podem fazer o registro dos seus animais das 9h às 13 h. O local de cadastro é na Coagro Canaã.
Tutor: CPF, RG e comprovante de residência
Pet: cartão de vacinas (caso tenha), raça, idade, sexo, doenças
Cadastro pela internet
O registo do animal também pode ser feito pela internet. É preciso acessar o sistema do SinPatinhas no site do Ministério do Meio Ambiente. O login é feito usando o cadastro do gov.br – o mesmo já usado para acessar outros documentos digitais, como a carteira de vacinação e a carteira de trabalho.
Após entrar no sistema, o tutor terá de confirmar alguns dados pessoais que ainda não tenha preenchido no cadastro – endereço e telefone pessoal, por exemplo. O sistema permite indicar, ainda, se o pet é castrado e se tem algum microchip de identificação.
Assim como na carteira de identidade de humanos, o tutor pode inserir uma “foto 3×4” do pet. O ideal é escolher uma imagem que mostre bem o “rosto” do bicho.
‘RG Animal’: governo lança cadastro nacional para cães e gatos
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Leia mais notícias da região no g1 AL