Zelensky se reúne com Merz na Alemanha após liberação do uso de mísseis

O chanceler alemão, Friedrich Merz, receberá o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, com honras militares em Berlim nesta quarta-feira (28), segundo comunicado do governo alemão.

O encontro será o terceiro em menos de um mês entre o novo líder da Alemanha e Zelensky, incluindo a visita de Merz a Kiev em maio, com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o presidente francês, Emmanuel Macron.

O ucraniano poderá usar o encontro para pressionar pela inclusão de mísseis Taurus, de fabricação alemã e sueca, em futuros pacotes de ajuda, que seriam capazes de atingir profundamente a Rússia.

Na segunda-feira (26), o governo russo criticou duramente a decisão “perigosa” dos aliados da Ucrânia de suspender a proibição de Kiev disparar mísseis de longo alcance contra a Rússia, após Merz afirmar que não havia mais restrições de alcance para armas fornecidas pelo Ocidente.

Ataques continuam

Os militares da Rússia e da Ucrânia continuaram a trocar ataques com drones e mísseis durante a noite de terça-feira (27), após as maiores ofensivas de Moscou contra Kiev durante a guerra serem registradas no fim de semana.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que seus militares abateram cerca de 300 drones ucranianos em uma onda de ataques que teve como alvo 13 regiões diferentes, mas não causou baixas.

A Rússia não reconheceu imediatamente qualquer dano à infraestrutura causado pelo ataque de drones relatado.

A Ucrânia afirmou que ataques com os dispositivos e bombardeios russos mataram um civil e feriram 37 outras pessoas nas últimas 24 horas até a manhã desta quarta-feira (28), horário local.

Um homem de 85 anos foi morto por bombardeio russo na região de Kharkiv, informaram autoridades locais, acrescentando que uma menina de quatro anos estava entre os feridos.

A Força Aérea da Ucrânia informou ter derrubado 71 dos 88 drones do tipo Shahed em ataques russos, que também incluíram cinco mísseis balísticos e um míssil guiado durante a noite.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.