Dia Mundial do Meio Ambiente: conheça marcas com iniciativas sustentáveis

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado nesta quinta-feira (5), reforçando a alerta e a importância de escolhas cada vez mais conscientes, que preservem os recursos naturais que, por muito tempo, eram considerados inesgotáveis.

Diante do forte avanço da crise climática, potencializada pelo desmatamento desenfreado, se faz necessário refletir sobre o impacto de todas as atividades humanas, incluindo o campo da moda.

Seja peças a partir de fibras naturais, tingimentos orgânicos ou produções artesanais, a CNN reuniu abaixo seis marcas, incluindo brasileiras, que estão norteadas pelo aspecto sustentável para você conhecer.

 

Damyller

Fundada em 1979, a Damyller é uma grife brasileira de denim 100% nacional, que alia estilo com inovação, qualidade e práticas sustentáveis desde sua fundação. Com foco na produção consciente, foi pioneira ao lançar, em 2018, a linha ECODAMYLLER, com lavagem das peças usando apenas 200ml de água.

Desde então, a marca tem ampliado seus investimentos em tecnologia limpa. Em parceria com a espanhola JEANOLOGIA, trouxe com exclusividade ao país a máquina G2 ATMOS, que permite que 80% da produção e lavanderia sejam feitas com o uso do ar, reduzindo em 96% o uso de água e em 85% os produtos químicos.

A Damyller também adota outras medidas conscientes como o uso de equipamentos tecnológicos, descarte correto de resíduos, serigrafia natural, reciclagem e utilização de matérias-primas de forma inteligente. Atitudes que salvam por mês mais de 6,6 milhões de litros de água e deixam de se utilizar 10 toneladas de produtos químicos na produção do jeans.


Damyller
Damyller • Divulgação/Hugo Toni

Inglesis

Fundada pelas irmãs Bianca e Fernanda Inglesis, a marca que leva o sobrenome da dupla que se tornou referência em moda autoral brasileira que une sofisticação, propósito e responsabilidade socioambiental em todas as etapas de sua cadeia produtiva.

Desde sua criação, a Inglesis mantém a sustentabilidade como um de seus pilares, adotando matérias-primas de baixo impacto ambiental e nacionais, como o linho misto, o algodão refibrado com PET reciclado, a seda com modal de ciclo fechado e a sarja certificada pelo selo Oeko-Tex.

A linha ECO reúne essas peças de forma criativa e consciente. Para evitar o descarte e prolongar a vida útil dos produtos, a marca realiza a “Sample Sale”, comercializando itens de acervo ou com pequenos defeitos a preços atrativos. Além disso, apoia causas sociais por meio do projeto Bem da Moda, que reverte arrecadações ao Hospital do GRAACC.


Coleção Plátano Inglesis
Coleção Plátano Inglesis • Divulgação/Bianca Inglesis

Martha Medeiros

Desde 2004, a marca Martha Medeiros é referência no luxo brasileiro por transformar rendas artesanais em peças exclusivas. A grife valoriza a tradição nordestina ao trabalhar com mais de 450 artesãs por meio do Projeto Olhar do Sertão, iniciativa do Instituto Martha Medeiros.

A renda é feita de forma manual e exclusiva, preservando uma técnica histórica com forte identidade nacional. Comprometida com o meio ambiente, a label utiliza algodões orgânicos, certificados e rastreáveis, assegurando uma cadeia produtiva ética e responsável.


Martha Medeiros
Martha Medeiros • Divulgação

Com direção criativa de Luiza Mallmann, a Ryzí, fundada em 2019, é uma marca de design com foco em acessórios handmade em couro, que sempre teve como princípio o pilar da sustentabilidade. Logo a grife se tornou referência por seus modelos inusitados criados com o seu DNA, que apresenta os elementos de geometria, origami e futurismo, além de suas collabs com grandes players do mercado, como Turma da Mônica, Alexandre Herchcovitch, Chocolat du Jour e Swarovski.

Em 2024, após passar por um reposicionamento que contemplou a entrada de objetos de home decor no portfólio da marca e a venda de serviços que agregam design através da experiência, a label também passou a garantir uma produção upcycling em todos os itens lançados. Reafirmando seu compromisso com a inovação e a responsabilidade ambiental, hoje a Ryzí traz produtos desenvolvidos a partir de retalhos que seriam descartados, criando peças únicas e exclusivas. Em média, são utilizados 600 metros de couro por mês.


Ryzí Yumi
Ryzí Yumi • Divulgação/Ryzí Studios

VEJA

Desde 2005, a VEJA vem desenvolvendo tênis de uma maneira diferente no mercado convencional. A marca dos franceses Sébastien Kopp e François-Ghislain Morillion, é baseada na política dos zero, ou seja, zero investidor, zero estoque e zero publicidade, por exemplo.

Nativa da região amazônica, a borracha é uma das principais matérias-primas utilizadas pela etiqueta. Já algodão orgânico entra em cena durante todo o processo de fabricação, livre de fertilizantes ou pesticidas. O couro, com transparência química e zero desmatamento também são destacados pela empresa. Aliás, a VEJA desenvolveu um sistema de rastreamento que traça todo o ciclo da matéria-prima, da estância ao curtume, para garantir que nada venha de áreas desmatadas.


VEJA shoes
VEJA shoes • Instagram/VEJA shoes

Levi’s

Encerrando a lista, em 2024, a Levi’s anunciou o lançamento da coleção WellThread, com peças que mesclavam sustentabilidade e inovação, junto ao DNA já conhecido do público. O drop manteve o propósito de reduzir os efeitos químicos, energéticos e hidricos da produção de vestuário, ao mesmo tempo em que se utilizou algodão de transição e corantes à base de plantas, causando o menor impacto negativo ao meio ambeinte.

Para a linha, a marca também reinventou o denim tradicional, introduzindo soluções como o denin rígido suave, ou seja, um processo de seis etapas para que o uso seja o mais confortável e suave.


Levi's tem iniciativa sustentável para diminuir o impacto ambiental
Levi’s tem iniciativa sustentável para diminuir o impacto ambiental • Divulgação/Levi’s

Saiba o que é moda sustentável

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