Beneficiários prejudicados pelo INSS encontram dificuldades no aplicativo

Beneficiários prejudicados pelo INSS encontram dificuldades no aplicativo

Os beneficiários do INSS que não autorizaram descontos estão encontrando dificuldades no aplicativo do órgão. Há 13 dias, desde que foi informado de que houve descontos em folha, o aposentado Elcio Santos, não consegue registrar a reclamação, nem pelo aplicativo e nem pelo telefone.

Para tentar amenizar esses problemas nos acessos com o aplicativo, o Governo Federal fechou uma parceria com os Correios. Mais de 300 mil aposentados e pensionistas do INSS em todo o país já foram atendidos pelos Correios até esta semana, para averiguar se tiveram descontos irregulares de entidades associativas em seus contracheques.

Esse atendimento começou na última sexta-feira (30), com foco nas pessoas que têm dificuldade em usar a internet e preferem ser atendidas presencialmente. O recurso pode ajudar quem está tendo dificuldades com o aplicativo ou com ligações para o número 135.

Já são quase 2,5 milhões aposentados e pensionistas que pediram a devolução do dinheiro, de acordo com o último balanço do dia 31 de maio de 2025. O governo informou que os aposentados e pensionistas tem até 15 dias para reclamar das cobranças indevidas após a notificação pelo aplicativo.

No caso do aposentado Elcio, ele se sente lesado por não conseguir até agora resolver o problema.

O Governo informa que problemas com o aplicativo Meu INSS são comuns e podem ser causados por diversas razões, como falhas no sistema, bugs ou instabilidades. Para resolver, é recomendado tentar reiniciar o celular.

Em último caso o beneficiário pode procurar uma agência física para tentar resolver o problema.

Reportagem: Juliano Couto

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