
Os beneficiários do INSS que não autorizaram descontos estão encontrando dificuldades no aplicativo do órgão. Há 13 dias, desde que foi informado de que houve descontos em folha, o aposentado Elcio Santos, não consegue registrar a reclamação, nem pelo aplicativo e nem pelo telefone.
Para tentar amenizar esses problemas nos acessos com o aplicativo, o Governo Federal fechou uma parceria com os Correios. Mais de 300 mil aposentados e pensionistas do INSS em todo o país já foram atendidos pelos Correios até esta semana, para averiguar se tiveram descontos irregulares de entidades associativas em seus contracheques.
Esse atendimento começou na última sexta-feira (30), com foco nas pessoas que têm dificuldade em usar a internet e preferem ser atendidas presencialmente. O recurso pode ajudar quem está tendo dificuldades com o aplicativo ou com ligações para o número 135.
Já são quase 2,5 milhões aposentados e pensionistas que pediram a devolução do dinheiro, de acordo com o último balanço do dia 31 de maio de 2025. O governo informou que os aposentados e pensionistas tem até 15 dias para reclamar das cobranças indevidas após a notificação pelo aplicativo.
No caso do aposentado Elcio, ele se sente lesado por não conseguir até agora resolver o problema.
O Governo informa que problemas com o aplicativo Meu INSS são comuns e podem ser causados por diversas razões, como falhas no sistema, bugs ou instabilidades. Para resolver, é recomendado tentar reiniciar o celular.
Em último caso o beneficiário pode procurar uma agência física para tentar resolver o problema.
Reportagem: Juliano Couto