
Nesta quinta-feira, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. E as empresas, independentemente do seu tamanho ou atividade têm um papel importante na preservação na natureza. Isso por que as decisões tomadas pelas companhias, desde a escolha de seus fornecedores até a forma como gerenciam seus resíduos, terão um impacto significativo no planeta.
Felizmente, os números sobre empresas sustentáveis são animadores. No ano passado, por exemplo, a pesquisa Panorama ESG apontou que 7 em cada 10 empresas brasileiras já adotam alguma prática relacionada à área ambiental, social e governança. Outros dados mostram que 51% das companhias tinham em 2024 uma estratégia de sustentabilidade formalizada, o que representa um aumento de 24 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
E quando se analisa os pequenos negócios, o relatório “ESG: Pequenas empresas, negócios sustentáveis”, do Sebrae, destaca que 95% das pequenas empresas brasileiras já iniciaram ações de sustententabilidade.
Um relatório da Câmara Americana de Comércio destaca que empresas que adotam melhores práticas ambientais, sociais e de governança apresentam diversos impactos positivos, como maior lucratividade e até mesmo uma melhora em seu valor de mercado ao longo do tempo.
Mas, como ter um negócio ambientalmente sustentável e responsável? Eu conversei com executivos de empresas paranaenses e eles me disseram que é possível tornar uma empresa sustentável com ações simples, mas que farão toda a diferença.
A primeira dica é criar transparência em seus processos. Acontece que quando o público tem acesso à maneira como são fabricados os produtos que ele consome, cria-se uma relação de proximidade do consumidor com a marca, e isso se traduz em mais empatia e confiança.
Pequenas mudanças como reduzir o consumo de água e energia, evitar impressões desnecessárias, optando por sistemas de documentação eletrônica e diminuir o uso de descartáveis, incentivando os colaboradores a usarem sua própria caneca e utensílios, por exemplo, trazem um impacto ecológico muito positivo para o meio ambiente.
Outro item importante e que fará toda a diferença, é comprar de fornecedores que possuam certificações ambientais. Já o descarte correto dos resíduos gerados no negócio também é fundamental para se tornar sustentável.
Quais as vantagens competitivas de uma empresa sustentável?
Entre as principais vantagens competitivas podemos citar a possibilidade de diferenciação dentro do mercado, criando espaço para a expansão em outros segmentos.
Outra vantagem é a redução de custos de produção e economia nos processos das empresas.
Mais um ponto a ser destacado, é que empresas sustentáveis tendem a inovar mais que os negócios tradicionais, sempre procurando novas tecnologias e inovando em seus produtos, tornando muito mais fácil a fidelização e atração de clientes.