Neymar faz Santos “atropelar” Corinthians no Tik Tok; veja ranking

O IBOPE Repucom divulgou os dados do Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, com destaque para seis clubes: Santos, Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Remo e Avaí. Esses foram os que mais cresceram durante o mês de maio, com protagonismo para o Peixe, que permaneceu no pódio pelo 5º mês consecutivo, com 24,4 milhões de fãs.

O clube liderou o crescimento entre os clubes brasileiros, com um acréscimo de 243 mil novas adesões em suas redes sociais, e também encabeçou os ganhos no TikTok com 200 mil novos seguidores na plataforma, o que representa 82% de seu resultado mensal. No Instagram, o clube arrecadou 44 mil novas inscrições.

No Tik Tok, o Santos chegou a 6,8 milhões de fãs, abrindo mais de 1 milhão de diferença para o Corinthians, com 5,7 mi, e 2 milhões para o Palmeiras, com 4,8 mi. Nesta plataforma, quem lidera é o Flamengo, com 9,4 milhões.

Embora tenha explodido com a volta do Neymar Jr, o aumento é fruto da reformulação das redes sociais desde 2024. Mesmo com o orçamento restrito, a equipe de Marketing do Peixe identificou pontos de melhoria e reorganizou processos, passando a investir em conteúdos mais criativos e voltados para o público mais jovem, além de apostar no alto poder de alcance dos vídeos verticais.

“Desde que bem trabalhado, o bom alcance das nossas redes sociais é fundamental para a visibilidade e exposição do clube. Estamos investindo nessa área desde o início da gestão, pois sabemos o quanto é importante apresentarmos grandes números nas mídias, principalmente pensando em oportunidades comerciais”, celebra Marcelo Teixeira, presidente do Santos.

Outros clubes

Quanto aos outros clubes, o Flamengo se destaca no Instagram, onde somou 108 mil novos seguidores, o maior resultado da plataforma no mês, seguido pelo TikTok com 100 mil e YouTube com 40 mil. Já o Corinthians conquistou o terceiro maior crescimento de maio, somando 208 mil novos inscritos. O TikTok foi a plataforma em que o “Timão” mais se destacou, com 100 mil novas adesões.

O Cruzeiro, vice-líder do Campeonato Brasileiro, obteve o quarto maior resultado do mês, com cerca de 147 mil novos seguidores. O maior ganho da “Raposa” foi no TikTok, com 100 mil novos inscritos, o maior resultado do ano para o clube na plataforma, um crescimento de 8% em sua base digital no TikTok apenas em maio.

O Remo, atual campeão paraense, fez sua estreia entre os melhores resultados mensais ao somar 64 mil novas inscrições. Este foi o segundo maior resultado do clube na série histórica do estudo, atrás apenas de abril de 2023, quando o clube contabilizou 78 mil de novos inscritos. O Instagram foi responsável por 63% de todo desempenho do “Leão Azul” no último mês, com 41 mil novos inscritos.

Por fim, o Avaí atingiu a marca de 1 milhão de inscrições no total de seus perfis oficiais e se torna o 29º clube de futebol brasileiro a contar com um base digital superior a 1 milhão de inscrições em suas mídias digitais.

“Adotamos uma linguagem mais leve nas redes sociais, com o intuito de nos aproximarmos do torcedor, fazendo com que ele se sinta integrado ao cotidiano do clube. Chegar a esta marca de 1 milhão é um fato importante, que potencializa e valoriza os nossos canais. Só de janeiro a abril deste ano, por exemplo, os conteúdos que fizemos teve um alcance de 60 milhões, sendo 3 milhões de engajamento. Os números são bons, mas estamos trabalhando para aumentá-los, porque sabemos que temos margem para isso”, aponta Rodrigo Florenzano, Diretor de Negócios do Avaí.

Ranking Geral:

1 – Flamengo: 62,796 milhões
2 – Corinthians: 41,295 milhões
3 – Santos: 24,418 milhões
4 – Palmeiras: 23,462 milhões
5 – São Paulo: 22,875 milhões
6 – Vasco: 13,892 milhões
7 – Grêmio: 12,279 milhões
8 – Atlético-MG: 12,046 milhões
9 – Cruzeiro: 10,967 milhões
10 – Fluminense: 9,370 milhões

Adicionar aos favoritos o Link permanente.