VÍDEO: Zeekr X mostra que um SUV elétrico chinês pode confundir fãs de BMW e Volvo


Com desempenho de esportivo, acabamento refinado e preço competitivo, modelo chega ao Brasil para disputar espaço com marcas premium — e surpreende. São tantas marcas chinesas entrando no mercado brasileiro nos últimos anos que, para quem não acompanha de perto o setor automotivo, fica difícil acompanhar os lançamentos. Um exemplo: você sabe o que é um Zeekr?
A nova marca (que se pronuncia “zíquer”) é uma das marcas do grupo Geely, o conglomerado chinês que também é dono da Volvo e da Lotus. Além dessas, a Geely fabrica veículos próprios e possui ainda a Lynk&Co, que produz modelos semelhantes aos da Zeekr para outros mercados.
O Zeekr X é o modelo de entrada da marca no Brasil. Ele utiliza a mesma plataforma e compartilha componentes com o Volvo EX30, outro SUV elétrico considerado “acessível” e que também representa a porta de entrada para a marca sueca.
No entanto, o Zeekr chega mais equipado e com acabamento superior ao do tradicional fabricante europeu. E vai além: a Zeekr oferece uma versão topo de linha do X com muito mais potência e torque que qualquer versão do EX30.
Nesta reportagem, você verá por que pode valer a pena abrir mão de um emblema renomado no capô para apostar em uma marca que não fica devendo nada às europeias.
Com desempenho superior ao de um BMW, aceleração comparável à de um Porsche e segurança no nível da Volvo (por motivos óbvios, afinal, pertencem ao mesmo grupo), o Zeekr X pode não ter o prestígio das marcas premium, mas conquista pelo acabamento interno e pela tecnologia embarcada.
No teste, esse SUV mostra em que pontos surpreende e em quais ainda pode melhorar.
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Afinal, que carro é esse?
Como mostrou o g1 em novembro, o Zeekr X foi lançado no Brasil com preço inicial de R$ 272 mil na versão Premium, para competir com outras marcas chinesas na faixa dos R$ 300 mil.
No entanto, ajustes de preço — segundo a marca, motivados pela alta do dólar — já elevaram o valor da versão de entrada para R$ 298 mil.
O Zeekr X Premium compartilha conjunto mecânico e componentes de carroceria com o Volvo EX30. Ambos têm tração traseira e entregam 272 cv de potência.
Já a versão topo de linha, chamada Flagship (que antes custava R$ 298 mil, e agora sai por R$ 338 mil), conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, garantindo tração integral. O conjunto entrega 428 cv de potência e 55,4 kgfm de torque.
São 156 cv e 20 kgfm a mais que a versão Premium — e também mais que qualquer configuração do Volvo EX30. É como se a versão mais cara tivesse um motor 1.4 turbo adicional e coloca o Zeekr X Flagship como um dos melhores custos-benefícios do mercado.
Veja o comparativo de fichas técnicas abaixo.

Comparativos de desempenho
Ao comparar preço e potência com o BMW iX1 eDrive20 — o SUV elétrico mais acessível da marca alemã —, a vantagem do Zeekr fica evidente.
Por R$ 362.950, o BMW iX1 oferece autonomia semelhante (332 km contra 304 km do Zeekr), mas com apenas 204 cv e 25 kgfm de torque. Ou seja, não alcança nem o desempenho do EX30, muito menos os mais de 400 cv do Zeekr.
Na aceleração, o Zeekr X dá um verdadeiro nocaute. Por R$ 24.950 a menos, ele vai de 0 a 100 km/h em menor que a metade do tempo que o iX1.
Veja os números de aceleração abaixo.
BMW iX1: 8,6 segundos;
Zeekr X Premium: 5,6 segundos;
Zeekr X Flagship: 3,8 segundos;
Volvo EX30 Core: 5,7 segundos;
Volvo EX30 Plus: 5,3 segundos;
Volvo EX30 Ultra: 5,3 segundos.
Espaço e acabamento
Em dimensões, os SUVs são semelhantes. O iX1 é o mais comprido e alto, mas a largura é praticamente igual entre os modelos. O Zeekr leva vantagem no entre-eixos, com 10 cm a mais, o que garante excelente espaço interno.
Por outro lado, o porta-malas é um ponto fraco. O BMW leva 490 litros, contra 362 litros do Zeekr e 318 litros do Volvo. O compartimento do Zeekr é apenas 62 litros maior que o de um Volkswagen Polo.
O espaço interno do Zeekr X garante espaço para todos os ocupantes com conforto
Rafael Peixoto | g1
Design e interior
O design futurista do Zeekr X chama atenção nas ruas e atrai olhares. Se é bonito, a avaliação fica por conta do leitor.
Por dentro, o requinte impressiona. A cabine mistura materiais com bom gosto e um toque de extravagância, com luzes de LED nas portas, painel e até ao redor dos tweeters.
O volante tem boa empunhadura e ajustes de altura e profundidade. A unidade testada, da versão Flagship, trazia couro azul e bege nos bancos, volante e portas, além de acabamento em Alcântara nas colunas e no teto.
O teto de vidro é bonito, mas não há cortina para bloquear a luz — ponto que precisa ser revisto na próxima geração.
O painel de instrumentos de 8,8 polegadas é minimalista, mas funcional. Diferente de alguns elétricos que concentram tudo na central multimídia (como a Tesla Cybertruck), o Zeekr mantém botões físicos para funções básicas como faróis, setas e limpadores. Apenas o ar-condicionado é controlado pela tela de 14,6 polegadas.
Equipamentos de série
A lista de itens inclui tudo o que se espera de um carro acima de R$ 300 mil, como:
Pacote ADAS (assistência avançada ao condutor) com piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência;
Câmera 360º;
Porta-malas com abertura e fechamento elétrico;
Iluminação full LED;
Ajustes elétricos nos bancos dianteiros;
Bancos com climatização e função massagem.
Mas vale a compra?
Se você não é do tipo que compra carro para ostentar — não faz questão de exibir a chave para os amigos —, mas valoriza desempenho, conforto e tecnologia, o Zeekr X é uma escolha certeira.
Veja abaixo os pontos positivos e negativos:
✅ Potência superior aos rivais;
✅ Desempenho de destaque;
✅ Acabamento refinado;
✅ Espaço interno generoso;
✅ Tecnologia embarcada;
❌ Porta-malas pequeno;
❌ Puxador das portas com sensor;
❌ Preço da versão de entrada;
❌ Central multimídia grande, mas fixa;
❌ Rede de concessionárias ainda limitada.

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